Nova iniciativa é destaque durante o Prêmio de Inovação em Design de Iluminação
Com o propósito de incentivar a inovação em iluminação e valorizar a criatividade dos estudantes do curso de Design da Furb, a Blumenau Iluminação irá comercializar dois produtos desenvolvidos pelos universitários e que foram vencedores da primeira edição do Prêmio de Inovação em Design de Iluminação, promovido pela Furb em parceria com a empresa.
A luminária de chão Flambô e o pendente Kina Light passaram por um estudo de viabilidade de produção e de mercado, que durou em torno de um ano e meio e, após a aprovação, iniciaram o processo de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
“Os estudantes que desenvolveram esses projetos acompanharam todos os passos da produção até que estivessem aptos para comercialização. Vale ressaltar que eles ganharão royalties das vendas”, afirma o CEO da Blumenau Iluminação, Renato Medeiros.
Os produtos serão vendidos em todo o território brasileiro, principalmente em lojas de iluminação, home centers e lojas físicas ou e-commerces de materiais de construção e produtos decorativos.
De acordo com a coordenadora do curso de Design da Furb, Valéria Ilsa Rosa, o concurso oferece inúmeros benefícios aos alunos, principalmente no que se refere à formação e à aprendizagem. “Essa oportunidade é uma forma de aproximá-los do mercado de trabalho, os incluindo em todo o desenvolvimento, desde a ideia, o desenho técnico, a engenharia, até as peças estarem prontas para as lojas”.
Produtos modernos e versáteis
As universitárias Larissa de Oliveira, Letícia Glau e Thabata Figueiredo (foto), criadoras do Kina Light, estavam no quinto semestre quando participaram da primeira edição do Prêmio de Inovação em Design de Iluminação, em 2019, e conquistaram o primeiro lugar.
“A sensação de receber esse reconhecimento e ver nosso produto saindo do papel, sendo desenvolvido para um catálogo, é surreal. Como estudante de Design, é uma oportunidade de agregar ao portfólio, divulgar e dar valor ao nosso trabalho. Para o Kina Light, tivemos como inspiração um produto industrial e minimalista, com facilidade de produção”, conta Letícia.
Na mesma edição, o segundo lugar ficou com o estudante Vinícius Cardoso, que também estava no quinto semestre e desenvolveu a luminária Flambô. “Através dessa oportunidade, conseguimos dar visibilidade ao curso de Design da Furb e para a área em si, que vem crescendo cada vez mais em Blumenau. Sem contar para o nosso currículo, pois ter o design de um produto no portfólio é muito valioso. A Flambô foi inspirada nas antigas tochas medievais. Quis trazer essa noção de como a luz é o caminho para o conhecimento com uma luminária de chão, que pode ser utilizada para leitura ou iluminar ambientes, por exemplo”, completa o estudante.
Os produtos são versáteis, de fácil instalação e o design moderno e minimalista combina, principalmente, com decorações no estilo industrial. O pendente Kina Light possui spots que giram em 360º, permitindo mudar o foco da iluminação. Já a luminária de chão Flambô, tem uma cúpula com ajuste de altura, o que possibilita regular a iluminação do ambiente e criar o efeito desejado. A fabricação de ambos é totalmente nacional.
O Prêmio de Inovação em Design de Iluminação
O Prêmio de Inovação em Design de Iluminação foi criado em 2019, quando foram realizadas duas edições pela Furb, em parceria com a Blumenau Iluminação. Em 2021, ele chega à quarta edição, com inscrição gratuita e aberto a universitários de todos os semestres do curso de Design.
Após a apresentação, os projetos passam por avaliação de uma comissão julgadora formada por profissionais da Blumenau Iluminação, que leva em conta critérios como: design inovador, estética da luminária, viabilidade técnica, econômica e de mercado. Além da possibilidade de o produto ser comercializado, os três primeiros colocados também ganham troféus e um prêmio em dinheiro.
“Os projetos vencedores da segunda edição, também realizada em 2019, já estão em estudo de viabilidade para entrarem no catálogo da coleção que será lançada pela Blumenau Iluminação em julho deste ano”, afirma o CEO da marca.