O Grupo Koch teve crescimento de 53% no faturamento, comparado com 2019. A empresa subiu quatro posições no ranking nacional, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira, 20, pela Abras – Associação Brasileira de Supermercados. Com faturamento bruto de R$ 3,2 bilhões, o Koch passa a assumir a liderança do ranking catarinense. “Num ano difícil como esse, conquistar posições é muito gratificante”, comemora José Koch, presidente do Grupo Koch.
O catarinense Giassi não apareceu no ranking este ano. E o A.Angeloni & Cia apesar de ter 4% de crescimento, perdeu seis posições. “Foi um ano bastante trabalhoso, e vemos um 2021 vindo na mesma sequencia. O que chama muita atenção é esse volume de mudanças que o mercado vem trazendo, cada vez com muita velocidade”, conta Guto Fretta, presidente do A.Angeloni & Cia. A empresa teve faturamento bruto de R$2,9 bilhões.
No ranking nacional, o veterano Carrefour continua assumindo o primeiro lugar. Neste ano, a rede francesa faturou R$ 74,6 bilhões e emprega mais de 95 mil colaboradores. “Ano passado tivemos uma aceleração muito grande, aprendemos muito”, conta Stéphane Engelhard, vice-presidente do Grupo Carregour Brasil.
O Carrefour adquiriu o Grupo Big em março, mas não falou sobre a transação durante o evento. O Big, ex-Walmart, não forneceu os dados para o levantamento da Abras, mas a expectativa é que o faturamento da companhia será de R$ 100 bilhões, colocando ainda mais pressão no Assaí e no Grupo Pão de Açúcar.
O SDB Comércio de Alimentos Grupo Pereira, detentor de bandeiras como o Fort Atacadista, tem uma presença expressiva em Santa Catarina e ficou na oitava posição. O faturamento bruto da empresa foi de R$ 8,8 bilhões. Presidida pelo catarinense João Alberto Pereira, a empresa foi fundada em Itajaí mas hoje tem sede em São Paulo – SP. “Vamos acreditar cada vez mais no nosso negócio. Para fazer um negócio saudável e contribuir para a economia do país e dos muitos municípios que estamos”, comemora Pereira.
O setor de supermercados faturou R$ 554 bilhões no ano passado, contra os R$ 378 bilhões apurados em 2019. Um crescimento nominal de 46,5% em relação ao ano anterior, e manteve mais de 3 milhões de colaboradores diretos e indiretos durante o ano. O faturamento representa 7,5% do PIB.
Confira o ranking das 20 maiores redes de supermercados do Brasil:
- Carrefour – R$ 74,7 bilhões
- Assaí – R$ 39,4 bilhões
- Grupo Pão de Açúcar – R$ 31,0 bilhões
- Grupo Mateus – R$ 14,3 bilhões
- Cencosud/G.Barbosa – R$ 9,4 bilhões
- Grupo Muffato (Paraná) – R$ 9,0 bilhões
- Supermercados BH – R$ 8,9 bilhões
- SDB Comércio de Alimentos Grupo Pereira – R$ 8,8 bilhões
- Grupo Zaffari – R$ 6,1 bilhões
- DMA Distribuidora – R$ 5,8 bilhões
- Mart Minas – R$ 4,6 bilhões
- Sonda Supermercado – R$ 4,1 bilhões
- Savegnago Supermercados – R$ 4,1 bilhões
- Grupo Líder – R$ 3,5 bilhões
- Grupo Zaragoza – R$ 3,3 bilhões
- Supermercados Koch – R$ 3,2 bilhões
- Supermercado Bahamas – R$ 3,1 bilhões
- CSD – Companhia Sulamericana de Distribuição – R$ 3,0 bilhões
- Angeloni – R$ 2,9 bilhões
- Super Nosso – R$ 2,8 bilhões