X
X

Buscar

Sebrae/SC lança projeto que conecta startups a investidores

Para conectar investidores a Startups e empresas inovadoras, o Sebrae/SC lança na próxima terça-feira, dia 11 de maio, às 16h, a 3ª edição do Projeto Capital Empreendedor. Os interessados em acompanhar o lançamento devem se inscrever no site do projeto.

O projeto tem como objetivo preparar os empresários para os processos que envolvem o investimento de risco e os critérios de decisão dos investidores. O investimento de risco é uma das formas que os empresários têm de captar recursos para colocar em prática os planos e projetos inovadores em longo prazo das empresas.

Nessa forma de financiamento, um investidor ou um fundo de risco emprega recursos no negócio em troca de participação societária, geralmente minoritária, de uma empresa de capital fechado. Esse aporte pode ocorrer tanto em negócios que estão começando, quanto nos mais consolidados, que já possuem uma grande operação, mas precisam de recursos para continuar crescendo.

Entre as principais atividades estão a preparação prática dos empreendedores sobre investimento de risco, mentoria de negócios, mentoria comportamental, mentoria jurídica e de governança e a rodada de negócios com investidores por meio do circuito de investimentos.

“O Projeto Capital Empreendedor chega na sua terceira edição com grandes resultados alcançados em Santa Catarina. Foi obtido 18% do volume de investimento do Projeto Nacional nas Startups catarinenses, e em 2020, fomos o Sebrae que mais capacitou startups no Brasil. Com a participação, a empresa aprende a entender a lógica do investimento de risco, conhecer os principais processos e critérios de decisão dos investidores de risco e se aproximar de investidores que a tese de investimento esteja alinhada com o propósito da empresa”, afirma o gestor do projeto no Sebrae/SC, Roberto Tavares.

Serão selecionadas 35 empresas para o Projeto Capital Empreendedor, no período de 11 de maio até 26 de maio.  Elas participarão do workshop de empreendedores, em que os investidores e mentores irão escolher dez empresas que passam para a segunda fase, entre os meses de agosto a outubro, em que receberão uma mentoria de negócios e de comportamento. Essas 10 empresas terão contato mais aproximado com os investidores, sendo selecionadas quatro empresas que irão participar de um circuito de investidores em São Paulo, no mês de novembro.