Angelina Wittmann terá coluna sobre arquitetura e história em O Município Blumenau
Conheça bagagem da arquiteta blumenauense
O jornal O Município Blumenau terá uma nova colunista a partir da próxima semana. A arquiteta e professora blumenauense Angelina Wittmann trará toda sua experiência e coletânea de acontecimentos e fatos da história da cidade e da arquitetura de Blumenau para o site.
Angelina reside em Blumenau desde 1981. Estudante da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb), ela sempre esteve envolvida no planejamento urbano e na preservação do patrimônio histórico.
No município, ela já atuou como Conselheira do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e do Conselho Municipal de Planejamento Urbano. Também lecionou em cursos da região voltados à construção, além de atuar em um escritório próprio.
Com conhecimento vasto sobre a Estrada de Ferro Santa Catarina e a história da ferrovia da região, ela trouxe sua análise como historiadora e arquiteta no especial Casarões. Ela desbravou a história do imóvel do Centro Histórico construído por Joaquim Breves Filho, diretor da EFSC.
Livros publicados
Pesquisadora da Ferrovia no Vale do Itajaí, ela ficou conhecida por publicar um livro sobre a Estrada de Ferro Santa Catarina em 2010. Sua primeira publicação também era voltada para o tema, mas focada no trecho que ligava Blumenau ao Warnow, em Indaial.
Ela também publicou a obra Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel em 2019, além de diversos artigos sobre o enxaimel, a história de Blumenau e região e a ferrovia do estado. Atualmente ela publica seus achados em um blog pessoal.