Ano letivo inicia com 24 semáforos adaptados em operação, em Blumenau
Dos 105 pontos que devem ter a tecnologia, 74 já foram instalados
Para reforçar a segurança na volta às aulas de Blumenau, a prefeitura já instalou 27 semáforos adaptativos em unidades de Ensino Fundamental do município. Destes, 24 já estão em operação. A tecnologia faz parte do Plano de Segurança Viária.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) estão previstos 105 pontos com a tecnologia dos semáforos adaptativos no município. Ao todo, 74 deles já foram instalados. Para o diretor de Trânsito da Seterb, Jaílson Rogério Cândido, isso vai garantir fluidez ao trânsito e aumentar ainda mais a segurança na travessia dos alunos.
“Ganhamos em amplitude no que se refere a segurança, no período de 24 horas por dia e sete dias por semana, não somente para os alunos, mas para todos que passam pela região. Importante lembrar que após o acionamento da botoeira é que o sinal ficará vermelho para os pedestres, beneficiando todos os agentes que fazem parte do trânsito” diz.
O início das operações com os semáforos adaptativos em frente às escolas será acompanhada pelos agentes de trânsito da Seterb. Em cada ponto haverá um agente orientando a população e ajudando no funcionando do fluxo nas proximidades das unidades escolares. O período de adaptação deve durar 20 a 30 dias, sendo avaliado cada caso para reduzir ou aumentar o tempo com a presença dos agentes no local.
Ação integrada na CCO
Futuramente os semáforos adaptativos serão comandados diretamente pela Central de Controle Operacional (CCO), unidade gerencial e operacional, que será responsável pela recepção de imagens e informações 24 horas por dia.
As orientações com a definição dos melhores momentos para a mudança dos tempos semafóricos serão repassadas pela Central de Tráfego em Área (CTA), os semáforos adaptativos também vão auxiliar deficientes visuais em cruzamentos semaforizados. Os equipamentos possuem botoeiras sonoras que permitem a travessia em segurança.
“A central vai abranger e assumir o controle de todos os equipamentos eletrônicos que estão sendo adquiridos e implantados. Esses semáforos estarão interligados, com um software gerenciador, que fará a leitura da câmera e enviar informações para o semáforo que vai proceder para a melhor fluidez do trânsito” explica Cândido.
Por meio de câmeras de monitoramento, semáforos inteligentes e softwares e com os pontos críticos do trânsito já mapeados, será possível avançar na segurança viária e mobilidade, reduzindo a taxa de mortalidade com acidentes. No CCO, que engloba a Central de Tráfego em Área (CTA), o investimento será de mais de R$ 15 milhões.