Ao fim dos testes rápidos, 35 funcionários da Blumob foram diagnosticados com Covid-19
Destes, 30 ficarão afastados e outros cinco já são considerados recuperados
Dos 1.051 funcionários da Blumob que realizaram os testes rápidos para a Covid-19 ao longo da semana, 35 testaram positivo – um percentual de 3,33%. A empresa presta serviço de transporte coletivo para Blumenau, atividade que retorna na próxima segunda-feira, 15.
Destes 35, cinco já passaram o período de isolamento e foram considerados recuperados e outros 30 profissionais ficarão afastados sob o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre as obrigatoriedades para o retorno do transporte coletivo está a redução em cada viagem do número de passageiros em 60% da capacidade dos ônibus e 50% na estrutura da frota. As linhas também operarão em escala diferenciada. De segunda a sexta-feira em horário normal, aos sábados até 15h e aos domingos e feriados o serviço fica suspenso.
As linhas exclusivas para os trabalhadores da saúde, que funcionam desde o inicio da pandemia, seguem normalmente. As tabelas com linhas e horários serão disponibilizadas no site da empresa BluMob, no aplicativo e nas plataformas dos terminais.
Todos os terminais terão dispensers com álcool em gel 70%, pias para garantir a higienização das mãos e os ônibus deverão circular com as janelas abertas. Outra medida será a sinalização de solo para o distanciamento físico nos terminais, sendo obrigatório o respeito das delimitações.
Os ônibus também contarão com a delimitação de espaço, que será controlado pelo cobrador. Os passageiros devem respeitar o local delimitado dentro do transporte, tanto nos assentos quanto no espaço livre para permanecer de pé.
Além disso, o sistema de cobrança da passagem será feito apenas por cartão, não será permitido o uso de dinheiro dentro dos ônibus. O objetivo é evitar o contato entre usuário e cobrador. O dinheiro será aceito apenas para acesso aos terminais e para o pagamento das recargas nos cartões. A diferença, nesse momento, é que todos os cartões da modalidade Vale Transporte passam a aceitar recarga comum.