“Me apaixonei por Blumenau”; conheça a youtuber com mais de 750 mil inscritos que escolheu a cidade para morar

Após sair de Portugal, Jessy decidiu que o município seria um ótimo lugar para começar uma nova vida no país

A youtuber Jessica Oliveira, mais conhecida como Jessy e dona do canal O Estranho Mundo de Jessy, escolheu Blumenau como seu novo lar. Ela viveu em Lisboa, capital de Portugal, durante cerca de sete anos. Por motivos pessoais, precisou voltar para o Brasil. Após conhecer muitas cidades, decidiu que o município era o local perfeito para começar uma nova vida no país.

“Sempre recebi ótima propaganda da cidade; de que aqui era muito seguro, muito mais limpo, tranquilo, com uma qualidade de vida alta, além de que os blumenauenses e Blumenau são muito legais. Quando eu cheguei aqui, e vi que tudo isso era real, me apaixonei pela cidade”, comenta.

Com mais de 750 mil inscritos no YouTube, Jessy percebeu que estar morando fora do Brasil acabava afetando o seu trabalho com vídeos, redes sociais e publicidades, então ela decidiu que precisava voltar, para poder continuar produzindo seus conteúdos.

Carreira

Por conta de uma oportunidade de emprego para seu ex-marido, Jessy se mudou para capital de Portugal, Lisboa, em 2015. Contudo, como ele trabalhava o dia inteiro e ela ficava muito sozinha, Jessy pensou em diversas formas de se entreter em algo. 

Por ser apaixonada por itens colecionáveis e bonecas, possuindo vários deles, pensou em transformar esse interesse em conteúdos para a internet. O interesse aumentava na medida que percebia não haver muitas produções sobre esse tema nas plataformas. 

Jessy em Lisboa./Créditos: Arquivo Pessoal

“Sempre gostei de câmeras desde pequena e meu sonho era ser apresentadora de TV. Já brincava com isso desde criança. Como sempre colecionei muita coisa, bonecas e itens colecionáveis do mundo Geek e Pop, percebi que não havia muitos desses conteúdos na internet, então pensei: porque não criar um canal para mostrar essas coisas para as pessoas e também para ter algo para passar o tempo?”.

Foi então que, em 2017, ela começou a produzir vídeos. Primeiramente as produções eram só sobre esses itens. Mas, com o tempo, acabaram virando vídeos sobre o dia a dia dela e sobre como era sua vida.

Desde então, Jessy tem passado pelos vários desafios de se trabalhar com a internet. Segundo ela, é preciso se adaptar o tempo todo, já que os conteúdos mudam muito rapidamente, e o interesse das pessoas também.

É preciso estar sempre alinhando os conteúdos produzidos pelo canal com aquilo que está famoso no momento. Além disso, é importante sempre estar atento ao que as plataformas de vídeo exigem e quais suas regras. 

Jessy ainda comenta que o YouTube é uma plataforma de altos e baixos, e ser uma youtuber trans é um obstáculo a mais. Como o conteúdo produzido é relacionado à cultura Pop, o maior público de Jessy são crianças e adolescentes. Isso acaba causando desconforto para alguns pais.

“Como produzo muito conteúdo juvenil, coisas coloridas e bonecas, muitas crianças acabam ficando atraídas pelos meus vídeos. Sempre houve casos de alguns pais que viam que seus filhos estavam me assistindo e ficavam com medo que eu falasse alguma informação que não seria boa para essa criança, que eu fosse conduzir essa criança a ser LGBTQIA+, só por eu ser uma mulher trans”, relata Jessy. 

Confira a coleção de Jessy:

Segundo ela, o fato de ela possuir uma voz um pouco mais aguda, mas ter uma aparência “mais doce e feminina”, causava ainda mais desconfortos. Contudo, durante a entrevista ao O Município, ela se mostrou esperançosa com a melhora desses preconceitos. 

“Ainda enfrento muitos preconceitos, porém as coisas tem melhorado. Não é o que queremos ainda, mas estamos no caminho! Quando comecei, as pessoas ainda tinham muitos preconceitos e muito desconhecimento sobre o assunto. Ser trans ainda estava muito ligado a trabalhos marginalizados. Com o tempo as coisas foram melhorando, estamos vendo cada vez mais homens e mulheres trans ocupando espaços na mídia como atores e cantores”, comemora. 

De Portugal a Blumenau 

Com o surgimento das novas plataformas de vídeos como TikTok e o Reels do Instagram, Jessy está passando por novas adaptações e aprendendo a lidar com essas redes. Além disso, segundo ela, as marcas e empresas também passaram a reconhecer esses meios como formas de gerar lucros, já que é uma forma direta de se comunicar com o público.

Por conta disso, ela relata que estava sentindo a necessidade de voltar para o Brasil há muito tempo. “Quando meu primeiro vídeo viralizou, as marcas brasileiras começaram a me procurar para fazer publicidades. Eu recebia ótimas propostas, mas as empresas acabavam desistindo da parceria, já que eu morava muito longe”.

Foi então, que em conjunto com seu namorado, conhecido como “produção” nos vídeos, Jessy decidiu vir morar no Brasil. Contudo, para não sofrer um choque cultural muito grande, os dois fizeram uma viagem pelo país onde conheceram alguns lugares. Foram visitar cidades como Porto Alegre, São Paulo e também algumas das praias de Santa Catarina. Por fim conheceram Blumenau. 

Nesse meio tempo que estavam em Blumenau, Jessy recebeu diversas propostas de trabalho. “Foi então que decidi: ‘é aqui que eu vou morar porque aqui tem mais oportunidades’”.

Apesar de Jessy e seu ex-marido terem se separado quando ainda estavam em Portugal, os dois mantiveram uma bonita amizade. Quando ele voltou para o Brasil, veio morar em Blumenau, e sempre fazia propagandas da cidade. 

“Ele sempre mandava fotos da cidade, dos festivais da cerveja, nos convidando para conhecer. Toda essa propaganda me passou uma segurança muito grande, a cidade me pareceu muito limpa e tranquila para se viver. Até que um dia resolvemos visitar ele e a esposa, e nos apaixonamos por Blumenau”, conta Jessy. 

Ela ainda relata que Blumenau foi a escolha perfeita, já que a cidade mais calma e o povo que mora aqui ser muito parecido com os europeus. O choque cultural para ela e o namorado não seria tão grande.

Moradia em Blumenau

Apesar de estar morando a menos de um mês na cidade, ela conta que está sendo muito bem acolhida por todos e já tem muitas amizades. Ela ainda comenta estar muito surpresa com o fato de ter muitos seguidores na cidade. 

Segundo Jessy, quando anunciou vir morar em Blumenau, muitas pessoas perguntaram o motivo e julgaram a decisão. “Recebi muitos comentários dizendo que iriamos nos arrepender e sofreríamos muitos preconceitos, mas a experiência está sendo outra. Inclusive comecei a gravar mais vídeos sobre a cidade, justamente para mostrar que a cidade é ótima, muito acolhedora”.

Atualmente, Jessy mora em um apartamento no bairro Velha, e comenta estar adorando como Blumenau tem um “ar de cidade de interior, mesmo que seja muito modernizada”. A cidade é muito segura para ela, contando com diversos bares e restaurantes abertos durantes os dias e a noite. Ela elogia também as praças para as famílias e o atendimento dos comerciantes. 

Jessy conhecendo a Vila Germânica/Créditos:

Jessy relata que ainda tem muitos planos para o futuro, como abrir um canal na Twitch, para fazer live streamings. Ela também quer planejar os cenários dessa nova fase de sua vida, mas não sabe se continuará morando em Blumenau.

“Eu e meu namorado combinamos sobre morar em Blumenau por um ano inteiro, para podermos nos adaptar. Mas, eu acredito que teremos sempre uma casa aqui, caso no futuro, nós decidamos ir para outro lugar. Blumenau é um ótimo lugar para descansar e relaxar. Gostei muito da cidade e como brasileira me sinto muito orgulhosa de saber que existem cidades como essa no Brasil”, finaliza Jessy. 


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo