Apenas metade das crianças inscritas em programa de férias da Prefeitura de Blumenau comparece
Programa de Atendimento Recreativo é uma opção para os pais que não têm onde deixar os filhos
Apenas metade das crianças inscritas no Programa de Atendimento Recreativo (PAR) compareceram nas escolas. O programa é destinado para crianças de zero a três anos, matriculadas e com frequência nos Centros de Educação Infantil no ano de 2019, que não têm onde ficar durante as férias escolares.
De acordo com os dados apresentados pela Secretaria de Educação (Semed), dos 4.097 inscritos no PAR, uma média de duas mil crianças, por dia, frequentaram o projeto durante a primeira semana. O caso prejudicou o planejamento das instituições de ensino. Elas que são responsáveis por organizar a estrutura e as propostas para os pequenos. Outro prejuízo foi a contratação dos 546 professores ACTs para atender as mais de 4 mil crianças. De acordo com a adesão das famílias, metade deste número já seria suficiente.
Segundo a secretária de Educação, Patricia Lueders, o período de férias escolares é um momento que deve ser aproveitado para estimular o convívio das famílias, estreitando os laços e criando momentos de lazer e troca de experiências. Entretanto, nem todos conseguem usufruir deste período. “Entendemos que alguns pais não têm esta possibilidade, por isso o Programa de Atendimento Recreativo é tão importante para as famílias”, defende Patricia.
“Estamos num notável processo de mudança de cultura, onde as famílias estão valorizando os momentos em que podem passar mais tempo com os seus, o que é primordial para todos, principalmente para as crianças. É importante dar um tempo na rotina do ano, fazer com que a criança aprenda a diferenciar as férias do período do ano letivo”, finaliza a Secretária.