Apesar da adesão menor, Sintraseb garante que greve dos servidores de Blumenau continua
Levantamento da prefeitura aponta que todas as escolas estão funcionando
A greve dos servidores públicos de Blumenau chega ao quarto dia com um número menor de unidades de ensino e de saúde com atendimento prejudicado, de acordo com levantamento feito pela prefeitura. O Sintraseb não divulgou dados de adesão, mas afirma que a greve continua.
Nesta quinta-feira, às 10h, haverá uma reunião entre o secretário de Administração, Anderson Rosa, e a comissão do Sintraseb para nova tentativa de negociação. A prefeitura afirma que segue aberta para conversar, mas reitera que será possível oferecer o reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que equivale a 1,96%, somente a partir de janeiro de 2019. Os servidores querem receber ainda em 2018, além de discutir outras 24 reivindicações.
Aulas normais
A prefeitura afirma que todas as unidades de ensino estarão atendendo nesta quinta. Das 48 escolas municipais, 43 atenderão normalmente e cinco parcialmente (uma a menos que o levantamento anterior). Com relação aos Centros de Ensino Infantis (CEIs), dos 77, 63 atenderão normalmente e 14 parcialmente.
O número de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), que estão atendendo normalmente a população, voltou a subir nesta quarta-feira, dia 11. Agora são 49 ao todo. Das 74 existentes na cidade, 25 equipes continuam no movimento grevista.
“A greve continua”
O coordenador do Sintraseb, Sérgio Bernardo, não confirma se houve uma queda na adesão à greve:
“Durante o movimento acontece o seguinte: há algumas pessoas que voltaram e outras que aderiram, mas não posso confirmar porque hoje [quarta-feira] nós recebemos novos trabalhadores”, justifica.
Ele sustenta que o número de locais de trabalho envolvidos na greve aumentou de 80 para 84. Questionado sobre a relação entre a baixa adesão e o início das férias escolares, na semana que vem, Sérgio Bernardo foi categórico:
“A greve continua”.