VÍDEO – Apesar das filas, eleitores de Blumenau falam que voto está mais rápido
Média de votação está entre 10 e 25 minutos
Nas primeiras horas deste domingo, 30, filas foram registradas nas seções eleitorais de Blumenau. Algumas destas filas, inclusive, parecem estar maiores que no primeiro turno, a depender da seção. Contudo, conforme a reportagem do jornal O Município Blumenau apurou, o processo de votação está mais rápido.
Foi o que explicou Cleiton Custódio, de 41 anos. Segundo ele, que vota no maior colégio eleitoral de Blumenau, a Furb, com 11 mil eleitores, a situação melhorou. Em menos de 20 minutos ele já havia feito seu voto para governador e para presidente.
“Foi mais rápido, cheguei por volta das 8h05 e tinham apenas cinco pessoas na fila da minha seção. Como são dois votos também, acho que foi mais rápido”.
Roberto Assis, de 56 anos, ficou 20 minutos na fila. No primeiro turno ele ficou apenas 5 minutos, mas votou em um horário mais tarde, quando as filas já haviam sido dispersas.
Manhã movimentada
No maior colégio eleitoral de Blumenau, a Furb, a movimentação já é grande nesta primeira hora de votação de segundo turno, dia 30 de outubro. A reportagem está presente no local e não verificou as filas na área externa, que foi algo recorrente durante o primeiro turno.
Uma das situações alteradas para melhorar o fluxo de votação foi a inclusão de uma lista explicando o número antigo da seção dos eleitores, acompanhado do número atualizado. Este foi um dos problemas que gerou filas e demora no processo de voto durante o primeiro turno.
Apesar de não haver filas na área externa na Furb, na parte interna a situação ocorre. Porém, apesar disto, as votações estão ocorrendo de maneira normal, diferente do primeiro turno, e os eleitores estão exercendo o direito ao voto com mais fluidez.
Existe ainda um intenso movimento de pessoas entrando nessas primeiras horas. Os fiscais estão trabalhando bastante, orientando as seções.
Como foi no primeiro turno
É na universidade que votam mais de 11 mil pessoas. Durante o primeiro turno os eleitores chegaram cedo e precisaram aguardar na fila alguns minutos para entrar. Vários deles estavam com o título físico e com o número da seção desatualizado e tiveram dificuldade para encontrar o local exato para votação.
Como as seções mudaram em 2018, muitos deles ficaram perdidos e precisaram entrar em contato com o Disque Eleitor. Por conta disso, algumas confusões e aglomerações foram registradas no interior da universidade.
Filas tendem a reduzir
As filas de votação para o segundo turno das eleições de 2022 tendem a reduzir segundo Ricardo de Souza, chefe do cartório eleitoral de Blumenau. No primeiro turno, muitos blumenauenses reclamaram da demora enquanto esperavam nas filas métricas.
Questionado sobre como o cartório se prepara para mais um turno eleitoral, o chefe destaca que o turno é diferente, com menos cargos, o que torna ele mais “prático”.
“Iremos repetir a logística e preparação. Vamos realizar, na medida do possível, adaptações para os eleitores que precisam de ajuda e não comunicaram anteriormente”, comenta.
Sobre as filas, Ricardo acredita que o fluxo será mais rápido, visto que são somente dois cargos para votação e as pessoas já sabem onde votar. “Os mesários também estarão mais preparados e adaptados”, conclui.
Saiba tudo sobre o segundo turno das Eleições 2022:
1. Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
2. Últimas notícias
– Assista agora:
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha