X
X

Buscar

Apesar de chuva abaixo da média, Blumenau registra aumento significativo em 2021

Apenas no mês de janeiro, acúmulo médio aumentou 125%

Em diversos aspectos, os últimos dois anos foram atípicos. Na questão meteorológica não foi diferente. Após um 2020 marcado pela preocupação com estiagem, dezembro já começou com chuvas muito acima da média. Já 2021 começou com um aumento no nível do rio que chegou a preocupar os moradores de Blumenau.

Enquanto março do ano passado teve 56% menos de chuva que a média histórica da cidade, com 65 mm, em 2021 o mesmo mês registrou 131 mm no acumulado mensal médio de todas as estações. O valor ainda é um pouco abaixo da média esperada para o período, mas não preocupa os meteorologistas.

Como explica Tatiane Reis Martins, diretora de meteorologia do AlertaBlu, apesar da chuva continuar abaixo da média nos últimos meses, os números já eram previstos pelos boletins climáticos mensais.

Em comparação aos primeiros quatro meses de 2020, o acúmulo médio de chuvas de Blumenau aumentou 37% no mesmo período deste ano. Muito disso se deve ao mês de janeiro, que sozinho registrou um aumento de 125%. Em março, foi de 101%.

“Ano passado tivemos um fevereiro mais chuvoso, enquanto este ano foi janeiro quem esteve muito acima da média. Apesar de as chuvas estarem abaixo da média, em outras localidades isso está muito mais evidente”, detalha.

Um dos motivos para o Médio Vale do Itajaí estar em uma situação menos crítica quanto à possibilidade de novas estiagens é a proximidade com o litoral, que traz chuvas que não chegam a outras regiões.

O mês de maio é um dos que mostrou uma das diferenças mais discrepantes. Enquanto os 31 dias de 2020 registraram uma média de 22 mm, os 12 primeiros dias de 2021 já acumularam 78.

“Este mês é um exemplo que, pelo que tem mostrado até o momento, pode ficar até ligeiramente acima da média. Em maio, ela é de 102/104 mm. Como teremos algumas frentes frias até o final do mês, é bem possível”, prevê.

Comparação com o estado

Ao mesmo tempo, o volume de chuva do Vale do Itajaí é considerado normal pelo boletim hidrometeorológico de Santa Catarina mais recente. O relatório, divulgado no dia 5 de maio  pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) em conjunto com a Defesa Civil, mostra que a distribuição espacial da precipitação na região não chegou a 55 milímetros (mm) em abril deste ano.

A região também se destacou no levantamento envolvendo o número de dias sem chuva em abril deste ano. Ao lado do Alto Vale, do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planaltos (com exceção das regiões mais próximas ao Litoral), o Médio Vale do Itajaí chegou a passar entre 20 a 25 dias sem chuva.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube