X
X

Buscar

Aplicativo de transportes exclusivo para mulheres tem alta adesão em Blumenau

Município tem o maior número de motoristas inscritas na plataforma Delas

Com 91 motoristas, Blumenau é a cidade do país que mais conta com profissionais atuando no aplicativo de transporte Delas, destinado exclusivamente para mulheres. O programa chegou na cidade e região há quatro meses, após uma moradora de Brusque comprar uma franquia do aplicativo, original de Fortaleza.

A plataforma funciona 24 horas por dia como os outros programas de transporte como Uber e 99, porém, as motoristas e clientes precisam ser mulheres. Transexuais também podem se cadastrar e a opção de levar homens que estejam acompanhando mulheres é opção da condutora.

Segundo Micaella Mott Fagundes, administradora do Delas, a ideia de trazer o aplicativo pra Santa Catarina veio dos relatos que ela recebia enquanto atuava com Uber.

“Eu transportava na maioria mulheres e quase todas comentavam que queriam sempre ser atendidas por outras mulheres e que poderia existir um aplicativo nesse segmento. Aí com um pensamento empreendedor resolvi comprar uma franquia”.

Ela conta que o principal motivo das mulheres preferirem andar com motoristas do mesmo gênero é o medo de serem levadas por homens, principalmente à noite, por conta de casos de assédio e violência.

“Os outros aplicativos de transporte não fazem os homens ficarem violentos. Mas o problema é que as pessoas já são más e utilizam dele pra fazer o mal. Conheço várias mulheres que são assediadas e até uma que foi enforcada dentro de um carro, ela teve que lutar porque o motorista queria estuprá-la”.

Aplicativo Delas já possui 91 motoristas em Blumenau. Foto: Eliz Haacke

Assim como em Blumenau, a plataforma já existe nas principais cidades do estado como Florianópolis, Joinville, Criciúma, Balneário Camboriú, entre outras. Ao todo no país, são 540 motoristas disponíveis para atuar.

Para se tornar motorista do Delas, a mulher precisa apenas ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com observação de que exerce atividade remunerada. Na hora do cadastro é necessário tirar foto da CNH, do documento do carro e comprovante de renda. E ainda colocar uma foto para usar no perfil do aplicativo.

Para ser cliente, as mulheres precisam apenas baixar o aplicativo nas lojas digitais e realizar um cadastro simples.