Após acidentes graves, Seterb estuda retornar com blitze em Blumenau
Apenas neste fim de semana, três pessoas morreram em acidentes de trânsito na cidade
Após o início da quarentena diversas mudanças aconteceram no cotidiano publico municipal, por conta das orientações de isolamento social. Uma delas, foi a paralisação da realização de blitze na cidade. Porém, nos últimos dias, a quantidade de acidentes com maior gravidade vem chamando a atenção da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb).
Apenas neste fim de semana, três pessoas morreram em acidentes em Blumenau, além de outras ocorrências mais graves e motoristas embriagados sendo detidos. Por conta disso, além de continuar com o trabalho de fiscalização ostensiva nas ruas, a Seterb não descarta o retorno das blitze.
“A Seterb está monitorando e avaliando constantemente a necessidade de retorno. Para isso, a secretaria está levando em conta o aumento de veículos que circulam no município, o motivo das mortes ocorridas no trânsito e as conformidades diante da pandemia do coronavírus”, destacou em nota.
Acidentes graves
Nos últimos dias uma série de acidentes com maior gravidade foi registrado em Blumenau, sendo dois deles com morte. O primeiro aconteceu na noite de sexta-feira, 17, na rua Doutor Pedro Zimmermann, na Itoupava Central. No local, o motorista de um Audi A5, sob o efeito de cocaína, bateu contra uma motocicleta.
A motociclista, Elaine Duarte Paim, de 44 anos, morreu na hora. O motorista do carro até tentou fugir do local, porém, poucos metros a frente bateu contra uma mureta e foi detido pela Polícia Militar. Além de estar sob efeito de drogas, o homem também tinha papelotes de cocaína no veículo. Ele foi preso em flagrante, mas liberado pela Justiça após pagamento de fiança, no valor de 30 salários mínimos.
No sábado, 18, outro acidente grave, desta vez na rua Amazonas, no bairro Garcia. Um carro e uma moto bateram, causando na hora a morte do motociclista Fabiano Teixeira, de 33 anos. O motorista do carro, um Hyundai i30, havia ingerido bebida alcoólica, o que foi confirmado por teste de bafômetro. Ele foi detido.
O passageiro do carro ficou preso nas ferragens e foi encaminhado ao hospital em estado grave. No domingo, 20, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Além dos acidentes com mortes, outras ocorrências de maior gravidade, ou de motoristas embriagados também foram registradas na cidade. Na sexta-feira, o motorista de um Scenic fugiu de um acidente após deixar um motociclista gravemente ferido. A batida ocorreu na rua 25 de Agosto, bairro Itoupava Norte. O carro envolvido no acidente foi encontrado abandonado na rua das Gardênias, na Itoupavazinha.
Também na sexta, uma ciclista de 35 anos ficou ferida após ser atingida por um Fiat Pálio. O motorista do carro, de 43 anos, estava visivelmente embriagado, o que foi confirmado por teste de bafômetro.
Para completar, neste domingo, 19, dois motoristas foram detidos embriagados após se envolverem em acidentes. Um deles aconteceu na rua Bernardo Reiter, no bairro Velha Central, entre carro e moto. O condutor do carro, de 51 anos, foi detido.
O segundo acidente aconteceu na Avenida Presidente Castelo Branco, no Centro. Um carro e uma bicicleta colidiram, e o motorista do automóvel fugiu sem prestar socorro. Porém, ele foi encontrado e abordado na rua Paris, na Itoupava Norte. Após realizar o teste do bafômetro, foi detido em flagrante.