Após acordo, Hospital Santa Isabel decide prorrogar atendimentos pelo SUS em Blumenau
Acordo foi comunicado no último dia 4 de julho
A Rede Santa Catarina, empresa administradora do Hospital Santa Isabel, de Blumenau, informou no último dia 4 de julho, por meio de nota que irá prorrogar atendimentos pelo SUS até dezembro de 2024.
A gestão do hospital havia informado no mês de março que iria encerrar no dia 30 de junho o atendimento via SUS devido a um “grave desequilíbrio financeiro” em relação aos repasses da prefeitura. O acordo foi comum entre a Rede Santa Catarina e a Secretaria de Promoção à Saúde de Blumenau (Semus). A nota afirma que o contrato entre Município de Blumenau e Hospital Santa Isabel está prorrogado até 31 de dezembro de 2024.
Apesar de prorrogar atendimentos pelo SUS, ao fim do comunicado, a empresa destaca que seguirá buscando reaver prejuízos financeiros que afirma estar ocorrendo.
“Contudo, ainda é imprescindível que o ente público realize os complementos financeiros necessários para o equilíbrio econômico do contrato tempestivamente, de modo que seja desnecessário o remanejamento parcial dos serviços para outras unidades hospitalares ao término do prazo ajustado.”
Problemas entre HSI e os repasses da Prefeitura de Blumenau
Em fevereiro deste ano a gestão do HSI encaminhou à Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau, um documento que denunciava, junto ao estado, parte da prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). O documento relata que, caso não houvesse um equilíbrio financeiro do contrato, o hospital deveria deixar de prestar os serviços de Oncologia, Cardiologia, Neurologia e os serviços de Pronto Atendimento a partir do dia 1º de julho.
O jornal O Município Blumenau publicou com exclusividade as primeiras discussões sobre o convênio e a denúncia do Hospital Santo Isabel. A denúncia parcial foi formalizada na quinta-feira, 29 de fevereiro, e anunciou a possibilidade de encerrar os serviços no prazo de 120 dias, até o dia 30 de junho.
O hospital, no entanto, relatou na época que mantinha o interesse na continuidade dos serviços. “O Hospital Santa Isabel mantém total interesse na continuidade dos serviços que atualmente presta, desde que haja equilíbrio econômico-financeiro no convênio e que permanece comprometido para garantir a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde oferecidos à comunidade”, conta.
Leia também:
1. Obras podem afetar distribuição de água na rua Paraíba, em Blumenau, nesta segunda-feira
2. Corpo de mulher é encontrado boiando no rio Itajaí-Açu, em Blumenau
3. Aposta de Blumenau fatura R$ 15 mil no concurso da Trimania Vale
4. “Me dá a carteira, vagabundo”: homem é roubado em frente a estabelecimento em Blumenau
5. Homem embriagado é preso após agredir enteada e quebrar móveis em casa, em Blumenau
Veja agora mesmo!
A rua XV se chamava Rua da Linguiça? André do Blumencast relembra mito de Blumenau com Sargento: