Após ameaça de greve, acordo garante reajuste salarial para funcionários do Hemosc de Blumenau
Categoria chegou a anunciar assembleia, que foi desmarcada por conta das chuvas
A Fundação de Apoio ao Hemosc (Fahece), fechou um acordo coletivo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Blumenau (Sesblu) para garantir o reajuste salarial de 11,92% para os trabalhadores do hemocentro de Blumenau. A categoria estava ameaçando uma greve caso não recebesse o aumento referente ao INPC – mesmo valor concedido por grandes hospitais da região.
Há duas semanas estava marcada uma Assembleia Geral Extraordinária entre o sindicato e os funcionários, onde seria deliberada a possibilidade de greve. A situação havia chegado a esse ponto após dificuldades na negociação com a Fahece.
Entretanto, em resposta ao jornal O Município Blumenau no fim do mês passado, a fundação havia garantido que iria realizar o reajuste, mas não assinaria um acordo. Poucos dias depois, em audiência no Ministério Público do Trabalho, sindicato e Fahece discutiram o assunto que foi fechado nesta terça-feira, 6, também em audiência no MPT.
Além do reajuste – tendo retroativo desde julho – os trabalhadores também pediam três folgas por ano, que era uma prática comum há vários anos, mas que foi retirada em 2022. Esse tema não foi anexado ao acordo coletivo assinado, entretanto, irá constar na ATA da audiência, garantindo o direito a todos funcionários do Hemosc de Blumenau.
Leia também:
1. Sede própria e sessões nos bairros; conheça os objetivos de Almir Vieira na presidência da Câmara
2. Petrobras anuncia redução nos preços de venda de gasolina e diesel para as distribuidoras
3. Polícia Científica confirma que o corpo encontrado em rio no Vale do Itajaí é de enfermeiro de Blumenau
4. Prefeitura de Blumenau divulga datas da Sommerfest 2023
5. VÍDEO – Policial civil salva bebê engasgado em Blumenau
– Assista agora:
Joanna Tomio conta como emagreceu e se tornou referência no assunto