X
X

Buscar

Após chuvas, barragem de Taió volta a verter nesta sexta-feira

Barragem já havia vertido na tarde de quinta-feira, 2

Em menos de 24 horas, a Barragem Oeste, localizada em Taió, voltou a atingir a capacidade máxima e, portanto, a verter água, agora na tarde desta sexta-feira, 3. O volume de chuvas que assola a região foi responsável pela situação.

O vertimento das barragens é uma operação controlada e monitorada por equipe técnica da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. De qualquer forma, ainda há risco muito alto para inundações graduais em toda região do Vale do Itajaí.

“A barragem quando chega perto dos 100% de sua ocupação, ela começa a passar pelo vertedouro. O vertedouro é uma estrutura projetada para esvaziar, aliviar o excesso de água pelo vertimento. É processo muito controlado porque começa com uma pequena lâmina de água e vai aumentando gradativamente. Então, é uma situação segura, a barragem é projetada para isso e está fazendo o seu papel de controlar as cheias no Vale do Itajaí”, explica Frederico Rudorff, coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil de Santa Catarina.

A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações. Fique atento aos alertas e siga as recomendações das Defesas Civis dos Municípios.

Rio deve chegar a quase 9 metros em Blumenau

Desde o início desta sexta-feira, 3, Blumenau tem sido atingida por fortes chuvas. Conforme a Defesa Civil, o nível rio Itajaí-Açu começou a aumentar por volta das 5h, e a previsão é que ele atinja a marca de 8,9 m no final da tarde, por volta das 18h.

Apesar de ainda não ter atingido o Alerta Máximo, as autoridades já estão tratando assim devido às condições de saturação do solo, que devem causar diversos deslizamentos. “Os riscos são grandes, mas temos que esperar uma melhora para as operações das equipes. Algumas feridas de 2008 foram reabertas”, explica o prefeito Mário.

Confira: VÍDEO – Grande deslizamento de terra atinge diversas casas em Blumenau; 

A orientação da Prefeitura de Blumenau é que todos que tenham casas ou comércios com cotas de enchente até 10 metros, estejam em estado de alerta. Ainda conforme as informações da Defesa Civil, em Blumenau, durante o mês de outubro choveu 234% acima do normal, e nas últimas 48 horas, choveu mais de 104mm.

Saiba mais: Cota de enchente em Blumenau: como consultar o nível de cada rua; 

Conforme a previsão, é possível que o nível da chuva diminua até o fim da tarde e deve parar no decorrer da noite. Segundo as informações da Defesa Civil, no sábado, 4 e domingo, 5, a instabilidade do tempo se afasta com o avanço de uma massa de ar seco, contando até com a previsão de sol.


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento: