X
X

Buscar

Após dois anos, Cãominhada retorna e reúne mais de 1 mil pessoas e pets em Blumenau

Evento, que ocorreu na manhã deste domingo, teve o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os maus-tratos aos animais

Diversos tutores e cães acordaram cedo na manhã deste domingo, 3, para participarem da 27ª edição da Cãominhada em Blumenau. O evento retornou após dois anos, em decorrência da pandemia de Covid-19.

A manhã ensolarada de domingo reuniu mais de 1 mil participantes no Parque Vila Germânica. Cães de várias raças e tamanhos começaram o trajeto de 1,5 quilômetro animados, mas ao final do percurso, vários já estavam no colo dos tutores. Além dos pontos de hidratação, os pets também ganharam vários brindes dos parceiros da ação e participaram de sorteios ao final do evento.

O secretário de Turismo de Blumenau, Marcelo Greuel, comenta que a cãominhada tem a intenção de conscientizar sobre os maus-tratos aos animais. Desde que assumiu o cargo, o chefe da pasta liberou a entrada dos pets na Vila e no Parque Ramiro Ruediger. Ele também cita que o espaço para os animais está se abrindo em várias áreas, como em restaurantes e shoppings.

Secretário de Turismo, Marcelo Greuel levou Alvin para passear | Foto: Eliz Haacke/O Município

“É uma grande festa, de uma amor incondicional, tanto nosso por eles, e deles com a gente. Estamos muito felizes de receber esse evento”, diz.

Além de organizar a ação, Marcelo também aproveitou para levar o shih-tzu Alvin, de 14 anos, para aproveitar a caminhada. “A minha mãe está doente e acamada e tem o meu cachorro que fica com ela o tempo todo. Sabemos da afeição e carinho que as pessoas e o cão têm entre si”, comenta.

Eliz Haacke/O Município

Socialização com os animais

O casal Bruna Pereira da Silva, de 31 anos, e Rogério da Silva, 33, estiveram presentes no evento com os cães Baris, um rhodesian ridgeback, e a Estrela, sem raça definida. Os moradores do bairro Itoupava Norte comentam que já participaram de uma edição anterior da Cãominhada em 2014.

“Estamos aqui para confraternizar, dar um passeio com os cachorros, pois eles adoram, e também para conhecer as lojas e outros animais”, diz a tutora. Apesar da rotina agitada, Bruna e Rogério sempre levam os pets para passear, pois além da animação, o passeio deixa os dois mais tranquilos e proporciona a socialização com outros animais.

Eliz Haacke/O Município

Terapia para os tutores e pets

Pela primeira vez, os tutores Natália Lucatelli, 33, e Bruno Ramos, 33, levaram os golden retrievers Toni e Izzi para participarem da Cãominhada. Inicialmente, os pets estranharam a vasta quantidade de cães no local, mas após se acostumarem, eles fizeram um belo passeio.

O casal do Vila Nova, que tem outros dois cães, o Charlie e a Nina, aproveita os fins de semana para poder passear com todos juntos. “Para os cachorros nós vemos que eles gastam energia e ficam muito felizes e para gente é como se fosse uma terapia, acabamos desestressando junto e às vezes até mais do que eles”, conta Bruno.

Natália Lucatelli e Bruno Ramos participaram pela primeira vez e levaram os cães Toni e Izzi  | Foto: Eliz Haacke/O Município

Paixão pela raça

O dog alemão Snape foi passear com a família na Cãominhada pela segunda vez. Beatriz Kienen, 18, e os pais Didmar, 50, e Jane, 48, aproveitaram o evento para sair com o cão de grande porte. A família, que participou da edição de 2019, pretende se inscrever novamente no próximo evento.

Os moradores do Testo Salto sempre foram apaixonados pela raça e, após perderem dois cães, decidiram ter o Snape. Como ele é muito grande, a família precisou criar uma rotina para o cão: todos os dias eles brincam com o pet para gastar bastante energia. Além disso, a família tem um amplo quintal para o cão se divertir.

Snape, um cão de grande porte, participou do evento com a família completa | Foto: Eliz Haacke/O Município

Confira outras imagens do evento

Eliz Haacke/O Município
Eliz Haacke/O Município
Eliz Haacke/O Município