Após grande enchente, representantes de cidade do RS visitam Blumenau para conhecer ações de contingência e prevenção

Município de São Jerônimo localizado a 70km de Porto Alegre teve cerca de 3 mil pessoas afetadas

Representantes da cidade de São Jerônimo, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, estiveram na última quarta-feira, 12, em Blumenau para conhecer ações de contingência e prevenção, após enchentes. Estiveram presentes na visita, o presidente da Câmara de Vereadores, Filipe Almeida de Souza, e o procurador legislativo, Petrônio Weber.

São Jerônimo é uma das 461 cidades gaúchas atingidas pela catástrofe natural. Ao todo, a cidade contabilizou mais de 3 mil pessoas afetadas pela elevação do rio, chegando a marca de 11,32 metros, sendo uma das piores enchentes da história do município.

São Jerônimo, que está a cerca de 70 quilômetros da capital Porto Alegre, acaba sendo atingido pelas águas do Rio Jacuí, mas também pelo Rio Taquari.

Conhecendo ações de contingência e prevenção

Durante a visita, Blumenau apresentou como se divide a estrutura na cidade, o plano de contingência, protocolos, ações de prevenção e educativas junto às escolas, além dos diques de contenção, estações meteorológicas, abrigos, o próprio funcionamento do AlertaBlu e o trabalho das diretorias de meteorologia, geologia e operações.

“Precisamos iniciar os estudos para termos os nossos próprios protocolos e a nossa estratégia de atuação, seja para a tomada de decisão da hora de alertar, de evacuar ou mesmo nas ações de resposta, e para compreendermos melhor esta metodologia, nada melhor do que vir ouvir Blumenau, que tem vasta experiência e expertise no enfrentamento a fenômenos naturais”, considera Filipe.

O secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, reforça as condições da estrutura blumenauense. “Blumenau se tornou referência em Defesa Civil por todo histórico de desastres, mas, sobretudo a partir de 2008, quando viramos a chave e decidimos investir na prevenção, nas ações de mitigação e de resposta, concretizando e qualificando nossa estrutura com as diretorias de meteorologia e de geologia, para que somadas a diretoria de operações, pudessem dar o melhor atendimento possível à comunidade”, afirma.

Nesta quinta-feira, 13, a Defesa Civil de Blumenau segue em contato com o Rio Grande do Sul, desta vez com as cidades de Montenegro e São Sebastião do Caí, que por meio de um reunião virtual, também farão uma troca experiências entre municípios.

Leia também:

1. Hotel de Blumenau é eleito um dos melhores hotéis do mundo pelo prêmio “Best of Choice”
2. Vereadores aprovam instalação de câmeras de monitoramento nos postos de saúde de Blumenau
3. Evento de música eletrônica trará Everson Zoio para Pomerode
4. Homem que foi atingido por cabine de caminhão morre em Blumenau
5. Câmara dos Deputados aprova projeto que aumenta penas para ataques em escolas e torna crime hediondo


Veja agora mesmo!

Cafeteira no carro? Sargento Junkes bate-papo com o famoso Isidoro sobre experiências automotivas:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo