Após licitação sem concorrentes, Prefeitura fará novo projeto para concessão de futuro Mercado Público em Blumenau

Segundo secretário, modelo oferecido não era economicamente atrativo

Segundo secretário, modelo oferecido não era economicamente atrativo

Jotaan Silva

A licitação para concessão do futuro Mercado Público de Blumenau não atraiu interessados. A abertura dos envelopes com as propostas estava prevista para esta quarta-feira, 24. Porém, como não houve oferta, não aconteceu.

Segundo o Secretário de Turismo e Concessões, Marcelo Greuel, a situação não surpreendeu. “Já imaginávamos isso. Porque aquele projeto, feito em concurso público em 2007, era muito bonito, mas muito fraco. Não era um modelo economicamente atraente”.

O secretário comentou que até houve empresas consultando o edital, mas nenhuma foi em frente para apresentar uma proposta, devido ao modelo oferecido.

O projeto do Mercado Público previa a construção de 11,9 mil metros quadrados, incluindo estacionamento subterrâneo, no espaço hoje onde funciona a Feira Livre, na rua Humberto de Campos. O investimento estimado atual para construção da estrutura ultrapassa os R$ 25 milhões.

Nova licitação

Como já estavam preparados para o possível – e agora real – não andamento da licitação com o atual modelo, o secretário explica que a prefeitura já está trabalhando em um novo edital. A expectativa é fazer diversas alterações, incluindo no tamanho e investimento necessário, para tornar a proposta mais atraente aos investidores.

“Já estamos nos preparando para lançar uma nova licitação. Um modelo bastante diferenciado, mais atrativo economicamente. Queremos lançar o mais rápido possível, mas também dependemos de pontos de vista legais, com a Procuradoria Geral do Município”, afirmou Marcelo.

A ideia da construção de um Mercado Público em Blumenau existe há mais de uma década. O projeto arquitetônico, por exemplo, utilizado como modelo no edital, é de 2007, após concurso nacional vencido pela Terra Arquitetura. Desde então, o poder público municipal nas diversas administrações, vem buscando formas para viabilizar economicamente a construção.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube