X
X

Buscar

Após mais de dois anos, Stammtisch volta em Blumenau; confira orientações

Evento acontece neste sábado com participação de mais de 240 grupos

Após mais de dois anos sem acontecer, o Stammtisch volta neste domingo, 4. O encontro de amigos e familiares, realizado ao ar livre na rua central de Blumenau, já conta com mais de 240 grupos confirmados e as expectativas para o evento estão cada vez mais altas.

O evento estava marcado para sábado, 3. Contudo, a previsão de chuva forte e temporais fez a organização adiar o Stammtisch para domingo.

Elson Schütz de 57 anos, é o presidente da associação dos grupos de Stammtisch e está muito ansioso para o evento. É o primeiro ano em que organiza o evento e relata que está esperando que os grupos se encontrem para brindar, celebrar a vida e as amizades, seja de qualquer idade, jovens, adultos, crianças ou idosos.

“As expectativas são de que seja um evento muito bom. O evento não pode acontecer durante dois anos e quatro meses devido à pandemia da Covid-19, então estamos muito ansiosos. Esperamos que todos voltem com muita energia, harmonia, com muita amizade, muita integração”, comenta.

Evento consolidado

O Stammtisch, que acontece desde os anos 2000, completa 22 anos neste ano e já se consolidou como um evento oficial e anual de Blumenau, com mais de 29 edições. Por isso, sempre há uma negociação com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para que o comércio blumenauense não seja afetado durante o evento. 

Além disso, há também um cuidado com quantos grupos e pessoas podem participar. Ao todo, a rua XV de Novembro, no Centro, comporta cerca de 250 estruturas e grupos, de forma que mantêm a qualidade.

“É um marco podermos realizar o evento este ano. Ao todo, participarão 241 grupos, sendo que 32 grupos não haviam participado anteriormente, e isso nos deixou muito surpresos, com essa adesão de grupos”, relata Elson. 

Apesar dessa surpresa, Elson comenta que alguns dos grupos mais tradicionais que participaram de edições anteriores, acabaram não se inscrevendo, mas que tem esperanças que na edição de 2023, que acontecerá em 21 de abril, esses e novos grupos voltem a participar.

Orientações

O local terá alguns pontos espalhados onde será servido chopp para os grupos, e apenas um ponto onde serão vendidos alimentos. Além disso, há algumas orientações para os participantes. Confira:

  • Os grupos participantes precisam chegar em seus pontos por volta das 6h, já com seus alimentos e bebidas, e inciar a montagem da estrutura onde o grupo ficará;
  • A montagem das estruturas precisa ser finalizada até as 8h30. A partir desse horário, os bombeiros irão passar de grupo em grupo conferindo e fazendo as vistorias nas tendas. Caso algo estiver irregular, o grupo não poderá participar do Stammtisch;
  • O evento começa oficialmente às 10h e segue até as 16h;
  • As cervejarias param de vender Chopp às 15h;
  • É necessários que todos os grupos estejam com suas estruturas guardadas e fora da rua XV de Novembro até às 17h, horário combinado de liberação com a Prefeitura de Blumenau;
  • Som automotivo está proibido. Permite-se grupos instrumentais, do ritmo de preferência do grupo participante (música típica alemã, rock, pagode, regionalista gaucha, etc);
  • Narguilé e cigarro eletrônico estão proibidos entre os grupos de Stammtisch, conforme  resolução RDC 46/2009 da Anvisa);
  • 2022 é ano eleitoral. Todo público é bem-vindo, sem restrições, mas os grupos estão alertados a não se tornarem comitês eleitorais de nenhum candidato.

Tempo

Como a previsão do tempo é de chuva para sábado, 3, há a possibilidade de o evento ser adiado para o domingo, 4. A decisão ainda será tomada e comunicada para todos os participantes. 

“Ainda não há confirmações do que irá acontecer. A decisão será tomada na sexta-feira, 2, ou no começo da manhã de sábado. A comunicação será feita por meio da Rádio Menina  pela Rádio Massa FM, caso for adiado”, explica.  

Atualização às 16h40 de sexta-feira, 2 de setembro: a organização do evento adiou a data da festa para domingo, 4. A matéria foi atualizada em seguida. 

– Assista agora:
Padre João Bachmann fala sobre cantadas que recebe das fiéis, saída de Blumenau e relação entre religião e política