X
X

Buscar

Após operação contra superfaturamento, dois secretários do alto escalão de Gaspar são exonerados

Operação da Polícia Civil investiga o suposto esquema de superfaturamento no serviço de limpeza urbana de Gaspar entre 2017 e 2023

A Prefeitura de Gaspar anunciou a exoneração de dois secretários do alto escalão nesta quinta-feira, 5, após a Operação Limpeza, que investiga suposto superfaturamento na limpeza urbana. Trata-se do diretor-presidente do Samae de Gaspar, Jean Alexandre dos Santos, e o chefe de gabinete, Luis Carlos Spengler. Ambos foram desligados do governo municipal a pedido.

As exonerações ocorreram após a investigação do suposto esquema de superfaturamento na limpeza urbana de Gaspar, que foi deflagrada nesta semana. A Polícia Civil através da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Decor), deu continuidade à Operação Limpeza Urbana, que investiga o suposto esquema de superfaturamento no serviço de limpeza urbana de Gaspar entre 2017 e 2023.

Posicionamento da Prefeitura de Gaspar

Em nota, a prefeitura de Gaspar se posicionou sobre o assunto. “Uma investigação que ocorre há algum tempo desencadeou em busca e apreensão nesta semana em Gaspar. Entendemos que a ação tem a finalidade de apurar denúncia feita pela oposição aqui em Gaspar, com o objetivo de afetar a imagem da administração”, diz.

O comunicado ainda acrescenta que “em comum acordo, foram exonerados Jean Alexandre dos Santos e Luis Carlos Spengler Filho”. Por fim, a prefeitura salienta que já forneceu diversos documentos e relatórios que foram solicitados pelas autoridades.

Confira a nota na íntegra:

Uma investigação que ocorre há algum tempo desencadeou em busca e apreensão nesta semana em Gaspar. Entendemos que a ação tem a finalidade de apurar denúncia feita pela oposição aqui em Gaspar, com o objetivo de afetar a imagem da administração.

Até que a situação seja esclarecida e, em comum acordo, foram exonerados Jean Alexandre dos Santos e Luis Carlos Spengler Filho.

Queremos deixar claro que a administração municipal já forneceu centenas de documentos e relatórios já requeridos pelas autoridades visando esclarecer o assunto e segue contribuindo. Já determinamos também a instauração de uma auditoria interna. Seguimos trabalhando com dedicação e transparência.

Detalhes da operação contra superfaturamento

De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos mandados de buscas nas casas dos fiscais dos contratos e também nas residências dos ex-secretários de obras que fizeram a gestão dos serviços, nos quais foram identificados supostos pagamentos superfaturados.

Polícia Civil/Divulgação

A operação verificou casos de medições superfaturadas, especialmente nas áreas verdes do município. Conforme explicado em relatório, as medições superavam até mesmo a extensão do terreno, com aval de servidores públicos responsáveis pela fiscalização do contrato.

A Polícia Civil recebeu documentos e informações sobre os serviços relacionados à limpeza urbana, como varrição (manual e mecanizada), carpina, roçada, entre outros. Todos foram realizados nas vias públicas de Gaspar.

Também foi confirmado que, antes do suposto esquema, o serviço era prestado para a Secretaria de Obras, vinculada à Prefeitura. Mas passou a ser prestado para o Samae de Gaspar, sendo que a pessoa que ocupava o cargo de Secretário de Obras na época, era a mesma que estava na presidência do Samae atualmente, segundo relatório.

A reportagem não conseguiu contato com Jean Alexandre dos Santos e Luis Carlos Spengler. O espaço está aberto para posicionamento da defesa.

Leia também:
1. Acesso pela ponte da rua Paraíba será interditado nesta sexta-feira em Blumenau
2. BOPE e PM realizam operação e frustram grupo de Blumenau que planejava roubo
3. Identificado motociclista que morreu após bater contra meio-fio na Via Expressa, em Blumenau
4. Mulheres suspeitas de assaltos farmácias em Blumenau e Indaial são presas em Curitiba
5. Jovem é preso por tráfico de drogas após realizar manobras perigosas nas ruas de Blumenau


Veja agora mesmo!

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau: