Após quatro anos, obra de prolongamento da Via Expressa será retomada

Retomada foi acordada entre governo do Estado e empresa, com mediação do MP-SC

Paralisadas desde 2017, as obras de prolongamento da SC-108, a Via Expressa em Blumenau, serão retomadas neste mês de junho. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – garantindo de que os serviços poderão ser executados –  foi assinado após reunião nesta quarta-feira, 2, entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado, a Cetenco – empresa responsável pelas obras – com mediação do Ministério Público de Santa Catarina.

De acordo com informações divulgadas pelo estado, a empresa concordou em devolver cerca de R$ 13,2 milhões que recebeu de forma indevida nos anos anteriores, quando a obra ainda estava sendo executada. Essa devolução acontecerá em forma de abatimento, ou seja, o valor será descontado do que governo terá que pagar pelos próximos quilômetros da obra.

“Foram várias reuniões e tratativas para que chegássemos a uma solução. Agora é levar ao conhecimento do Tribunal de Contas do Estado, para ver se há alguma objeção, e retomar os trabalhos. Quem mais ganha com isso são os catarinenses que moram no Vale do Itajaí”, explicou o secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira.

O deputado estadual Ricardo Alba foi quem intermediou as conversas. No dia 18 de maio, ele conversou com o promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz, juntamente com o secretário de Infraestrutura. Posteriormente, no dia 25, houve uma nova reunião, agora com a presença da empresa. O último encontro aconteceu nesta quarta-feira e definiu o acordo.

Há quase um mês, o ex-secretário adjunto de Infraestrutura de SC, André Espezim havia informado sobre a possibilidade da obra ser retomada ainda em maio. Porém, um parecer da Procuradoria Geral do Estado apontou que não havia segurança jurídica para que isso acontecesse.

Agora, com o acordo e TAC assinados, a obra deve ser retomada, a não ser que haja algum parecer contrário do TCE-SC.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo