X
X

Buscar

Após seis anos de obras, escola fica pronta, mas ainda sem prazo para inaugurar em Blumenau

Situação acontece no bairro Itoupavazinha e é motivo de expectativa dos moradores

Os moradores do bairro Itoupavazinha estão aguardando a data em que a escola estadual Evelásio Vieira, localizada na rua Jacob Ineichen, será disponibilizada aos alunos da região. A estrutura que começou a ser construída em 2014 ficou pronta no fim de 2020, mas ainda não pode receber estudantes.

Além de ter os filhos estudando em uma escola nova, a demora pela obra fez com que essa expectativa aumentasse cada vez mais. Por conta disso, alguns dos moradores da região se revoltam ao passar pela estrutura e saber que não está sendo utilizada.

Comunidade aguarda abertura da escola já concluída. Foto: Jotaan Silva/O Município Blumenau

“Eu acho tudo isso uma vergonha. A obra demorou tanto que nem lembro quando começou. De tanto cobrar, ficou pronta, mas agora a gente fica aqui na espera (…) um diz uma coisa, o outro diz outra, não sabemos mais o que pensar, na verdade”, relatou Sandra, que tem uma filha aguardando a abertura da escola.

Atualmente, a escola estadual da região – que atende alunos no ensino médio – é a Ilse Karsten, que fica a 4,4km de distância da nova estrutura e só tem aulas durante a noite, porque está funcionando na estrutura de uma escola municipal.

Primeiros alunos que serão realocados estudam atualmente há 4,4km de distância. Foto: Jotaan Silva/O Município Blumenau

Com a abertura da Evelásio Vieira, todos os alunos serão transferidos e neste primeiro momento, mesmo na nova estrutura, também só terão disponíveis as aulas noturnas. Os estudantes só terão a disposição as aulas durante o dia após aprovação do Conselho Estadual de Educação. Ainda não foi divulgado um prazo para isso acontecer.

Carlos tem comércio localizado em frente a nova escola e viu toda a construção. Ele também tem um filho que atualmente está estudando na escola Ilse Karste. Ele comenta que a espera é grande, principalmente pela diminuição da distância.

“Eu moro aqui do lado, então, vai ficar muito mais fácil pro meu filho. É muito mais próximo, não tem comparação (…) O diretor sempre está aí e ele comenta com a gente que estão aguardando os móveis e alguns detalhes. Deve abrir ainda esse ano, né?”, explica o comerciante.

Alguns moradores e pais acompanham o andamento dos trâmites de perto. Foto: Jotaan Silva/O Município Blumenau

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, após a obra ter sido concluída, a vistoria final dos bombeiros já foi realizada. Além disso, neste momento, a Coordenadoria Regional está em trâmites com a Celesc para fazer a ligação elétrica definitiva do prédio.

“Da mesma forma, já foram solicitados à Prefeitura a autorização de funcionamento e o alvará sanitário. A unidade de ensino deve ser inaugurada e liberada para uso pela comunidade escolar após essas pendências”, conclui a secretaria, por meio de nota.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube