Após ser desocupado, casarão afetado pelas chuvas terá de ser reformado ou demolido, em Blumenau
Casal de moradores que se instalou no local deverá sair e providenciar nova fase do imóvel
O casarão de 1888 que teve parte do telhado derrubada por conta das chuvas deste sábado, 23, terá de ser desocupado. A Defesa Civil também irá acionar a Justiça para que os proprietários iniciem imediatamente a reforma ou demolição do imóvel, localizado na Itoupavazinha.
O imóvel foi inspecionado em 2019, quando a Secretaria de Defesa Civil já havia apontado a necessidade de obras de manutenção, mas naquela oportunidade não havia grande risco. A casa está em processo judicial por duas situações: por ser considerado Patrimônio Histórico Cultural e a outra envolvendo o casal que ocupa o imóvel e está com processo de usucapião.
No sábado e domingo, os agentes da Defesa Civil estiveram no local vistoriando o imóvel. Nesta segunda-feira, dia 25, os agentes fizeram uma nova avaliação do imóvel e um laudo com duas determinações foi emitido. A primeira ação estabelece a retirada imediata do casal que ocupa o imóvel.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) tenta convencer as pessoas a saírem de forma voluntária, do contrário, o município terá que fazer a retirada compulsória dos moradores com objetivo de preservar vidas.
A Defesa Civil encaminhou o caso para que Justiça determine o início imediato das obras de recuperação pelos proprietários, ou para que seja feita a demolição do imóvel. Assim que ocorrer a desocupação da casa, a calçada em frente ao imóvel será isolada e um tapume deverá ser colocado para proteger pedestres e motoristas que trafegam no local.