Após três anos fechada, biblioteca de Blumenau reabre com expectativa de aumentar empréstimos de livros

Pandemia e reforma fizeram números despencarem na cidade

Após três anos fechada, biblioteca de Blumenau reabre com expectativa de aumentar empréstimos de livros

Pandemia e reforma fizeram números despencarem na cidade

Jotaan Silva

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Muller, em Blumenau, está reaberta. Desde o dia 10 de outubro deste ano, o espaço voltou a atender a comunidade e o público presencialmente, depois de três anos fechada pela pandemia e reforma.

Com a reabertura, a gerência da biblioteca espera que os números voltem a aumentar, já que despencaram nesse período. Para se ter uma noção, em 2019, mais de 33 mil pessoas passaram pelo local, seja para fazer carteirinha, consultar ou pegar livros.

No total, foram 16.269 empréstimos, chegando a uma média de 1.385 por mês. Já no período que ficou fechada, onde atendeu apenas com agendamentos, somando 2020, 2021 e 2022, a média foi de 147 empréstimos mensais.

“Estamos retomando aos poucos. As pessoas ainda estão descobrindo que reabrimos, mas acreditamos que logo o movimento vai aumentar. Já estamos abrindo as agendas de visitas orientadas, onde as escolas, empresas, já estão entrando em contato”, explicou Cristina Carvalho, gerente da biblioteca.

Destaca-se que durante a pandemia, os livros emprestados ficavam cerca de 30 dias com os leitores e depois que retornava passava uma espécie de “quarentena”. Além disso, todos eram entregues plastificados, para evitar chances de contaminação.

“Além de todos os cuidados que a gente tomou, até para não parar a biblioteca, nós tivemos que nos reinventar também, iniciando ações digitais. Por exemplo, criamos a hora da leitura semanal pelas redes sociais”, afirmou Cristina.

Após a reabertura, a biblioteca está aberta à população das 7h30 às 17h, sem fechar para almoço. São mais de 62 mil livros disponíveis no acervo, que podem ser consultados no local – para estudos rápidos – como emprestados.

Para realizar os empréstimos é preciso que o cidadão tenha a carteirinha da biblioteca. Para obtê-las ou renová-las,é necessário comparecer ao local com o comprovante de residência e um documento de identidade. Crianças até 10 anos e aposentados são isentos ao pagamento, estudantes contribuem com R$  4 e demais pessoas com R$ 6. A entrega é feita na hora.

– Assista agora:
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo