Após vencer o câncer, ex-paciente se veste de Batman e visita hospital em Florianópolis
Ação promove momentos de descontração para os pacientes oncológicos
Os pacientes, acompanhantes e colaboradores do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), unidade do governo do estado, receberam a visita do Batman para fortalecer a luta contra o câncer.
Em meio a momentos delicados e desafiadores, a leveza, o bom humor e os sorrisos emergem como poderosas ferramentas para promover o bem-estar e facilitar a recuperação dos pacientes.
Por trás do Batman
O super-herói é na verdade Elton Guedes, paciente do Cepon que resolveu transformar a luta contra a doença em força para ajudar outros pacientes. Em 2020, o barbeiro recebeu o diagnóstico de câncer de garganta. Mesmo com muitas dificuldades e medos, Elton transformou sua dor em amor. Após concluir 38 sessões de radioterapia no Cepon, viu a oportunidade de fazer o bem e oferecer acolhimento a pessoas que estão enfrentando os desafios do câncer.
“Após dois anos do meu tratamento, recuperado da saúde e financeiramente, assisti ao filme do Batman e percebi que o personagem transmite proteção, alegria, confiança e honestidade. O Batman faz tudo por pessoas que ele nem conhece. Isso me inspirou a me tornar o Batman. Hoje sinto que nasci para isso”, afirma Elton.
Para a diretora geral do Cepon, Dra. Mary Anne Taves, oferecer assistência oncológica de excelência, aliada à humanização e positividade, faz diferença no tratamento. “Manifestações de amor, carinho e atenção são fundamentais. Lembrar o quanto uma pessoa é querida e amada em momentos de delicadeza extrema contribui significativamente para o processo de recuperação e fortalecimento da saúde”.
Sorriso como terapia
Com influências benéficas diversas, pesquisas científicas confirmam que o riso atua como estimulante cerebral na produção de beta-endorfinas, substâncias com potencial analgésico importante, contribuindo para aliviar ou eliminar a dor, entre outros efeitos. Atuando como voluntário em hospitais oncológicos, Elton, como Batman, relata que a experiência é indescritível.
“A visita ao Cepon foi marcante; consegui transmitir energia às pessoas para que superassem este momento tão difícil. Vi pessoas emocionadas, com a esperança de superar este desafio. Plantei nelas a ideia de que podem fazer a diferença após a cura. Alguns pacientes até compartilharam seus planos para o futuro”, conclui.
Leia também:
1. Primeiro dia de julho é considerado o dia mais frio do ano em Blumenau
2. Jorginho Mello estará em Blumenau para lançamento da Oktoberfest 2024
3. Veto do prefeito ao projeto que altera cálculo do ITBI é derrubado na Câmara de Blumenau
4. Parque Beto Carrero World fica em 4º lugar na “Travellers’ Choice” do TripAdvisor
5. Construção da nova ponte da rua Paraíba fará via ficar interditada por uma semana em Blumenau
Veja agora mesmo!
A loja toda de ressaca: Rafa Muller conta histórias da época em que trabalhou com Sargento Junkes: