Apple é notificada pelo Procon de Santa Catarina por venda de iPhones sem carregador
Empresa tem 48 horas para se manifestar
O Procon de Santa Catarina notificou a Apple nesta segunda-feira, 7, pela venda de iPhones sem carregador e adaptador de tomada. A empresa de tecnologia tem até 48 horas para se manifestar.
O órgão alega que a venda de celulares sem esses acessórios é proibida pelo Código do Consumidor do Brasil. O Procon considera o carregador essencial para o funcionamento do produto e exige que a empresa informe aos consumidores as opções para o carregamento dos celulares.
A Apple anunciou em outubro, durante o lançamento do iPhone 12, que não forneceria carregadores por conta de uma política ambiental. Segundo a empresa, os consumidores poderiam usar carregadores que já tinham para os novos celulares. Para o Procon de SC, a medida não é válida pois não foi apresentado um plano de ação que justifique o não fornecimento dos acessórios.
A empresa, porém, está enviando aos consumidores cabos USB-C. Assim, não é possível usar os adaptadores de tomada anteriores, que são USB e, portanto, não-compatíveis – apenas os usuários de iPhone 11 receberam adaptadores USB-C.
O adaptador de tomada USB-C custa R$ 199 no site da Apple. A empresa também não envia mais fones de ouvido com os celulares.
O Procon de São Paulo também já notificou a empresa e exigiu que os adaptadores de tomada fossem enviados aos consumidores que solicitarem.