Quando chega o verão ou as temperaturas começam a aumentar, as pessoas começam a procurar opções para esfriar seus lares, principalmente nos espaços onde costumam passar a maior parte do tempo.
O ar condicionado portátil e o climatizador são duas das alternativas mais procuradas pelos usuários, porque se trata de dispositivos que cumprem a função de climatizar os ambientes. No entanto, eles têm características diferentes.
Se você está procurando omelhor ar condicionado portátil e ainda tem dúvidas sobre se comprar este tipo de aparelho é mais conveniente do que adquirir um climatizador, não deixe de ler este artigo.
Ar condicionado portátil vs. climatizador: qual convém mais?
A escolha entre um climatizador e um ar condicionado portátil depende exclusivamente das necessidades e expectativas dos futuros usuários, assim como das condições nas quais o aparelho selecionado será utilizado. Ambos têm suas vantagens e pontos desafiantes.
Por que comprar um ar condicionado portátil
Este tipo de dispositivos são ideais para cômodos que não possuem muita superfície, como salas ou quartos pequenos. Eles podem esfriar o ar sem inconvenientes, reduzindo bastante a temperatura do ambiente.
Como seu próprio nome o indica, podem ser transportados a diferentes locais e não requerem instalações complicadas nem custosas. Portanto, são perfeitos para as pessoas que precisam utilizá-los em diversos lugares.
Embora tenham estas vantagens, podem ser menos eficientes em termos energéticos que um ar condicionado fixo (split ou de janela) ou outros sistemas de refrigeração.
Além disso, precisam que o ambiente onde são colocados tenha uma janela ou uma saída exterior para expulsar o ar quente, e alguns modelos são um pouco barulhentos, o que pode incomodar quando o intuito é descansar.
Por que comprar um climatizador
Comprar um climatizador é uma escolha certa para aqueles usuários que possuem cômodos de maior superfície, assim como para os que procuram uma opção um pouco mais econômica para climatizar seus ambientes.
Além de proporcionar a possibilidade de serem transportados de um local a outro sem problemas nem instalações complicadas (como acontece com qualquer ar condicionado portátil), os climatizadores são energeticamente mais eficientes, pois não possuem compressores.
Adicionalmente, este tipo de dispositivos não apenas esfriam o ar, senão que também o umidificam, uma característica vantajosa para os climas mais secos, e são bastante silenciosos. Esta última característica é um grande benefício para quem tem inconvenientes para dormir ou descansar quando há barulho.
No entanto, a diferença do que acontece com qualquer ar condicionado, os climatizadores não têm a capacidade de reduzir a umidade do ar, o que pode virar um sério inconveniente nas cidades com climas úmidos ou com temperaturas extremamente altas.
Então, se os dois tipos de aparelhos têm vantagens e pontos de melhora, qual é a melhor opção? Se você está procurando uma solução de climatização simples e eficaz para um cômodo pequeno ou mediano e o ambiente é muito quente, o ar condicionado portátil é a melhor escolha.
Porém, caso esteja na procura de uma alternativa energeticamente mais eficiente e silenciosa para um espaço maior e não se importa com a presença de umidade no local, o climatizador é uma ótima solução.