Arcebispo que atuou em Blumenau é nomeado cardeal pelo Papa Francisco

Nomeação aconteceu nesse domingo

O Papa Francisco anunciou neste domingo, 29, os novos cardeais da Igreja Católica. Entre os 21 cardeais anunciados, está o catarinense Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, que nasceu em Forquilhinha, em novembro de 1950.

Dom Leonardo já havia atuado em Blumenau, onde foi nomeado bispo em 16 de abril de 2005, pelo cardeal Paulo Evaristo Arns, adotando como lema episcopal “Verbum Caro Factum” que quer dizer “Verbo feito carne”. Além disso, também em 2005, ele foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II para a Prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso.

Ele cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis, no Rio de Janeiro, de 1973 a 1978. De 1981 a 1982, concluiu o curso de Pedagogia, e de 1987 a 1994 tornou-se “mestre de noviços”. A partir de 1995, o frei Ulrich se transferiu para o Pontifício Ateneu Antoniano, em Roma, onde fez mestrado e doutorado em Filosofia. Ele também já foi secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) duas vezes.

Além de Dom Leonardo Steiner, o brasileiro dom Paulo Cezar Costa, o arcebispo da arquidiocese de Brasília, no Distrito Federal, também foi anunciado como cardeal.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo