X
X

Buscar

Área Azul e ambulatórios gerais retomam as atividades, em Blumenau

Praças do Cidadão e do Empreendedor também reabrem nesta semana

As férias na prefeitura de Blumenau continuam até o dia 20, mas alguns serviços voltam a funcionar nesta segunda-feira, 7, ao menos parcialmente. É o caso das praças do Cidadão e do Empreendedor, do monitoramento da Área Azul, da Intendência da Vila Itoupava, dos Ambulatórios Gerais e do Banco de Leite. Veja como ficam esses e todos os outros serviços municipais abaixo:

Área Azul: Nesta segunda-feira, dia 7, o Seterb retoma o monitoramento da Área Azul e os atendimentos nos postos da Rodoviária, do Comercial Borba e da Intendência do Garcia. O posto da Prefeitura retornará o atendimento no dia 21 de janeiro.

Intendência da Vila Itoupava: Será retomado o atendimento administrativo da Intendência. Os serviços da Praça do Cidadão, como a emissão de carteira de identidade e trabalho, só voltarão ao normal no dia 21 de janeiro.

Ambulatórios Gerais (AG): Eles estavam funcionando por escala desde o dia 26 de dezembro. A partir desta segunda-feira, 7, todos os ambulatórios voltam a atender, sem restrição de região, sempre no horário das 7h às 19h.

Praça do Cidadão: A unidade situada no térreo da prefeitura de Blumenau retoma os seguinte serviços, das 8h às 17h: Nota Fiscal de Serviços para Pessoas Físicas, Certidão Negativa de Débito (CND), atualização de dados cadastrais e avaliação de imóveis. Os demais atendimentos voltam ao normal a partir do dia 21 de janeiro. As praças descentralizadas (Norte Shopping e Intendências do Garcia e da Vila Itoupava) ficam fechadas durante todo o recesso, retomando as atividades no dia 21 de janeiro.

Praça do Empreendedor: Sem atendimento desde o dia 22 de dezembro, retorna as atividades normais nesta segunda-feira.

Outros serviços da saúde

– As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão todas fechadas no período das férias coletivas.

farmácia básica dos Ambulatórios Gerais terão alteração apenas para a entrega de medicação controlada, conforme abaixo:

AG Badenfurt
De 07 a 18/01/2019 – das 14h às 19h

AG Garcia
De 07 a 18/01/19 – das 7h às 19h

– As farmácias dos AGs Centro, Badenfurt, Garcia e Escola Agrícola estarão fechadas dia 18 de janeiro, no período vespertino. Nas Estratégias Saúde da Família (ESF), as farmácias ficam fechadas no dia 21 de janeiro. Já nos Ambulatórios Fortaleza, Velha, Itoupavas, farmácia do CAPS e FURB, o fechamento ocorre apenas na manhã do dia 21 de janeiro, para adequação de sistema informatizado, controle de estoque e organização. Nos outros dias do recesso, o horário de atendimento das farmácias será o mesmo de funcionamento das unidades.

– A Farmácia de Alto Custo volta a atender nesta segunda-feira.

– As salas de vacina no período das férias coletivas vão funcionar nos Ambulatórios Gerais, conforme a escala de atendimento das unidades.

AG Centro: das 7h às 18h, a partir do dia 7 de janeiro;
AG Itoupavas: das 8h às 17h, a partir do dia 2 de janeiro;
AG Escola Agrícola: das 7h30 às 16h30, a partir do dia 7 de janeiro;
AG Badenfurt: das 7h às 19h, entre os dias 26 e 28/12 e a partir de 7 de janeiro;
AG Garcia: das 7h às 13h, entre os dias 26 e 28/12 e a partir de 7 de janeiro;
AG Velha: das 8h às 17h, a partir do dia 2 de janeiro;
AG Fortaleza: das 8h às 17h, a partir do dia 2 de janeiro.

– O Ambulatório de Referências e Especialidades Policlínica Lindolf Bell e os setores da unidade estarão fechados durante as coletivas, retornando o funcionamento em 21 de janeiro de 2019.

– O Serviço de Atenção Domiciliar (Sad) estará em funcionamento com equipe reduzida e de sobreaviso, conforme escala, com atendimento para os pacientes já cadastrados no serviço.

– No período das férias coletivas os serviços de Saúde Mental estarão centralizados no CAPS AD III, localizado na Rua Hermann Hering, 766, no bairro Bom Retiro. O atendimento será disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, às pessoas (crianças e adultos) que necessitem de atendimento ambulatorial em saúde mental por transtornos psiquiátricos ou por abuso de substâncias psicoativas.

– O Banco de Leite Humano retorna com atendimento parcial a partir desta segunda-feira, 7.

– O Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs) atuará em regime de plantão ininterruptamente durante as férias coletivas pelo telefone 99628-2019. O atendimento também será normalizado a partir de 7 de janeiro.

– O serviço de exames de ultrassonografia, realizado no Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, estará fechado entre os dias 22 de dezembro e 11 de janeiro de 2019, retomando o atendimento a partir de 14 de janeiro, das 7h às 13h.

– O serviço de Oxigenioterapia volta a ser realizado a partir desta segunda-feira.

– O serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) volta em esquema de plantão a partir do dia 7 de janeiro, com atendimento ao público entre as 8h e 12h. O serviço será normalizado a partir de 21 de janeiro.

– A Central de Transporte de Pacientes terá atendimento normal de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, com equipe reduzida.

– O Laboratório Municipal ficará fechado entre os dias 22 de dezembro e 11 de janeiro, voltando a atender em 14 de janeiro com horário reduzido, das 12h às 18h. O atendimento normal será retomado em 21 de janeiro de 2019.

– O Programa de Combate à Dengue irá manter as suas atividades durante o período de recesso da Prefeitura, diante do panorama de ações de controle vetorial contínuo, conforme solicitação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado. Entretanto, o número de servidores será reduzido durante o período de 27 de dezembro a 4 de janeiro.

– O Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap) não terá atendimento entre os dias 22 de dezembro e 1º de janeiro. A partir do dia 2 de janeiro, o atendimento médico só será realizado com encaminhamento dos profissionais dos ambulatórios gerais ou hospitais. O serviço de farmácia da unidade funcionará com equipe reduzida, a partir do dia 2 de janeiro, das 8h às 17h. O Cedap volta ao atendimento normal a partir do dia 21 de janeiro.

– O Programa de Tuberculose e Hanseníase (que funciona junto ao Cedap) irá manter as suas atividades de atendimento e tratamento com equipe reduzida e acompanhamento domiciliar para aqueles pacientes que necessitam, durante o período de férias.

– A Vigilância Sanitária e Ambiental estará fechada entre os dias 22 de dezembro e 18 de janeiro de 2019, com atendimento telefônico apenas para denúncias e emergências, durante o horário comercial, no telefone 3381-6230. No período noturno, fins de semana e feriado terá sobreaviso para hospitais, clínicas, laboratórios e 15ª ADR. O atendimento normal volta a ser realizado a partir de 21 de janeiro.

– O Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) terá atendimento em horário normal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com equipe reduzida. Denúncias de maus-tratos e atendimento veterinário aos animais deverão ser registradas pelos telefones 99188-0310 (de segunda a sexta-feira) e 99169-6343 (fins de semana e somente emergências).

Não terão atendimento ao público durante todo o período de férias coletivas, retornando ao atendimento à população a partir de 21, os serviços abaixo:

– As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF);
– A Farmácia Solidária;
– O Centro de Saúde do Idoso (CSI);
– O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism);
– O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest);
– O Consultório na Rua;
– O Núcleo de Apoio ao Diabético (NAD);
Neste caso, pacientes já cadastrados poderão retirar as fitas de glicemia, referentes a dezembro e janeiro, na sua unidade de saúde de referência. Para novos pacientes ou situações excepcionais, os pacientes deverão procurar os Ambulatórios Gerais, conforme escala de funcionamento dos mesmos.
– O Núcleo Integrado de Atendimento ao Fissurado – Lábio Palatal (Niaf);
– A Regulação de marcação de cirurgias;
– o Setor de Confecção do Cartão Internacional de Vacinas. Para a busca dos locais que disponibilizam o Cartão em cidades próximas da região clique aqui;
– O Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada. Neste período, os pacientes serão direcionados aos AGs Garcia, Fortaleza e Velha para retirar os dispositivos de estomia (bolsas coletoras e materiais auxiliares), conforme os funcionamento das unidades;
– O setor de confecção da Carteira de Saúde (para manipuladores de alimentos);
– A Vigilância Epidemiológica (apenas plantão para atendimento aos hospitais e ambulatórios do município);
– A Ouvidoria da Saúde.

Outros serviços

Ouvidoria: não realizará atendimentos durante as férias coletivas. As demandas da comunidade no período poderão ser enviadas para o e-mail ouvidoria@blumenau.sc.gov.br, para terem o devido encaminhamento a partir do dia 21 de janeiro.

e-SIC: os cidadãos poderão acessá-lo pela internet durante as férias coletivas. Contudo, o prazo para resposta, de vinte dias, irá contar somente a partir do dia 21 de janeiro. Os pedidos de informação abertos anteriormente ao recesso e ainda pendentes serão respondidos após o retorno das atividades normais da Prefeitura.

Manutenção de bairros: haverá engenheiros de plantão durante todo o período.
– 6 a 20 de janeiro: Éder Marchi (99936-4031) e Douglas Comandolli (99983-2460).

Serviços urbanos: haverá engenheiros de plantão durante todo o período.
– 7 a 13 de janeiro: Valdeci Dutra (99936-4097)
– 14 a 20 de janeiro: Luis Fernando Supis (99968-9756)

Sinalização viária: plantão pelo telefone 99613-5152, com Cristiano Reichert.

Central semafórica: plantão pelo telefone 99968-9806, com Adair Telles da Silva.

Iluminação pública: plantão pelo telefone 99936-4098, com Marco Soares.

Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema): o setor de fiscalização ambiental estará de plantão durante as férias coletivas pelo telefone 99943-0588. O Museu de Ecologia Fritz Müller, o Parque Natural São Francisco de Assis e o Parque dos Animais (Parcão) funcionarão durante o período, exceto às segundas-feiras, quando passam por manutenção. Veja os horários de cada unidade.

– Museu de Ecologia Fritz Müller: de terças a sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, e sábados, das 9h às 13h, sem visitação guiada. A unidade fica fechada nos domingos e segundas-feiras.

– Parque Natural São Francisco de Assis: de terças a sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e sábados e domingos, das 8h às 12h e das 13h às 16h, sem visitação guiada. A unidade fica fechada nas segundas-feiras para manutenção.

– Parque dos Animais (Parcão): de terças-feiras a domingos, das 7h às 19h. A unidade fica fechada nas segundas-feiras para manutenção.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur): a Diretoria de Fiscalização de Obras e Posturas funcionará em regime de plantão para atendimento de denúncias pelos celulares, conforme escala a seguir:

– de 7 a 20 de janeiro: Evandro Costa (até o dia 13), pelo telefone 99945-9434, e Lucio André Nuss (até o dia 20), pelo telefone 99929-7245.

– de 14 a 20 de janeiro: Jakes Probst, pelo telefone 99177-1962, e Ronaldo P. Caldas, pelo telefone 99628-1111.

Fundação Municipal de Desportos (FMD): ficará fechada e sem atendimento ao público durante o período de férias coletivas, voltando a atender normalmente no dia 21 de janeiro.

Procon: ficará fechado durante as férias coletivas. As atividades voltam ao normal no dia 21 de janeiro.

Defesa Civil: estará de plantão durante todo o período pelo telefone 199.

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae): o atendimento comercial funcionará somente nas unidades do Centro e da Rua Bahia, das 8h às 17h. O setor de manutenção da autarquia permanecerá em esquema de plantão 24h pelo telefone 115, na opção 20 do menu, por todo o período. A coleta de lixo será realizada normalmente. A Ouvidoria fica sem atendimento entre os dias 24 de dezembro e 14 de janeiro, retomando as suas atividades no dia 15 de janeiro.

Parque Vila Germânica: as lojas e os restaurantes ficarão abertos todos os dias com horário especial. As lojas funcionarão de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 18h.

Parque Ramiro Ruediger: funcionará diariamente das 5h à meia-noite.

Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur): o setor administrativo estará fechado durante o período, voltando a atender no dia 21 de janeiro.

Sommerfest: ocorre entre os dias 11 de janeiro e 2 de fevereiro, somente às sextas-feiras e sábados, das 19h às 2h.

Museu da Cerveja: funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 10h às 16h.

Centros de Atendimento ao Turista (CATs):
– CAT do Parque Vila Germânica: atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 16h.

– CAT do Centro Histórico: atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 10h às 16h.

– CAT do Sesi: ficará fechado durante o recesso, retomando as atividades no dia 21 de janeiro.

Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb): os setores de Atendimento ao Público e Boletim de Ocorrência, além do Pátio, funcionarão entre os dias 26 de dezembro e 18 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. O plantão 24h da Guarda Municipal de Trânsito seguirá o seu atendimento normal pelo número 153.

Transporte coletivo: entre os dias 20 de dezembro de 2018 e 18 de janeiro de 2019 o funcionamento do transporte coletivo terá alterações. A medida se deve em razão da menor demanda de usuários no período, por conta de férias escolares, coletivas e das festividades de Natal e Ano Novo. Passado o período, os ônibus voltam a operar em suas tabelas normais. Veja mais detalhes aqui.

Intendência do Garcia: as atividades administrativas ficarão suspensas durante as férias coletivas. Neste período, os cidadãos que anteriormente deram entrada ao pedido para emissão da carteira de identidade, e que necessitam efetuar a retirada, devem se dirigir ao posto do Instituto Geral de Perícias no Shopping H, no Centro. Já quem precisa retirar a carteira de trabalho deverá se dirigir até a unidade do Ministério do Trabalho, na Rua 7 de Setembro, ao lado do Colégio Sagrada Família. O posto do Seterb na Intendência funcionará durante o recesso, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Contudo, o atendimento relativo à Área Azul ficará suspenso entre 24 de dezembro e 4 de janeiro, retornando no dia 7 de janeiro.

Secretaria de Educação (Semed): as Escolas Básicas Municipais (EBMs) e os Centros de Educação Infantil (CEIs) estarão fechados do dia 24 de dezembro ao dia 18 de janeiro. Para as crianças inscritas no Programa de Atendimento Recreativo (PAR), o atendimento inicia no dia 21 de janeiro e vai até o dia 1º de fevereiro. A data para o retorno nos CEIs será o dia 5 de fevereiro, e nas EBMs, dia 6 de fevereiro.

Fundação Pró-Família: não terá atendimento durante o recesso, retomando as atividades no dia 21 de janeiro.

Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu): os museus da Família Colonial, Hábitos e Costumes e de Artes (MAB), e o Mausoléu Dr. Blumenau funcionam normalmente, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Os locais não abrem às segundas-feiras, dia usado para a manutenção interna. Já a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller fica fechada durante o recesso, reabrindo no dia 21 de janeiro.