Arte reborn: conheça a moradora de Blumenau que coleciona bebês realistas
Claudia conta com 20 bonecas na coleção
A curitibana e moradora de Blumenau, Claudia Valeria dos Santos Klein, de 47 anos, é praticante de uma arte pouco conhecida no Brasil: o colecionismo de bebês reborn. Os bebês reborn são bonecos realistas de crianças de até um ano. Atualmente com 20 bonecas na coleção, Claudia chama atenção por onde passa.
A colecionadora começou a adquirir bonecos no ano de 2015, no ano em que sua filha estava completando 16 anos. “De presente de aniversário ela trocou um celular por uma bebê reborn e foi nesse momento que o amor pela arte começou”, diz Claudia.
“Sempre fui apaixonada por brinquedos e como sou filha única, as bonecas sempre foram minhas companhias. Quando conheci a arte em uma reportagem na TV, me encantei, porém, naquela época a arte estava distante. Hoje sou colecionadora junto com minha filha e atualmente temos mais de 20 bebês”, complementa.
Bonecos
Questionada sobre a negociação das bonecas, a colecionadora revela que na arte reborn, vender bonecos se chama ‘desapego’ e comprar é substituído pelo termo ‘adotar’. As bonecas são geralmente produzidas de silicone ou vinil.
“Além disso, comecei um canal no Youtube em 2018, com a intenção de divulgar a arte e interagir com quem gosta da arte reborn. Sobre valores, é difícil de dizer. Tudo depende de quem produz e como produz”, comentou.
Com mais um filho de 18 anos na família, Claudia diz que a relação com as bonecas em casa é ótima, já que cada um dos filhos possui o seu bebê preferido.