Artesanato do Vale do Itajaí representa SC no Salão do Turismo no RJ

Peças de 43 artesãos do Vale Europeu e representantes da Rota Enxaimel, de Pomerode, estarão presentes na feira

A participação em feiras é uma das ferramentas para apresentar produtos de artesanato, fortalecer redes de contatos e conhecer novos parceiros para negócios. De olho em oportunidades futuras, o Sebrae vai levar 43 artesãos do Vale Europeu e representantes da Rota Enxaimel, em Pomerode, para o Salão do Turismo, no Rio de Janeiro.

“O Salão do Turismo é uma vitrine para soluções e destinos turísticos do Brasil. Neste ano, o evento acontece entre 8 e 11 de agosto no Riocentro. A expectativa é receber um público de 120 mil pessoas”, afirma Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae.

Origem do artesanato levado à exposição

Os produtos que serão levados para a feira foram desenvolvidos através do Programa Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, resultado da parceria entre o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), o Sebrae e prefeituras dos municípios de Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

“A participação em eventos como o Salão Nacional do Turismo possibilita a troca de experiências e a interação com um público mais amplo, que pode se interessar por nossas peças únicas e pela cultura que elas representam. Além disso, essa exposição pode atrair turistas e visitantes para o Circuito Vale Europeu Catarinense de cicloturismo, promovendo não apenas a cultura, mas também o turismo sustentável e o desenvolvimento econômico da região”, comenta Arlete Regilene Scoz, diretora de Turismo do CIMVI.

A Rota do Enxaimel, de Pomerode, também será representada no evento com os atrativos Bandoneón, que encanta os turistas por ser um instrumento que sobrevive em poucas regiões do mundo, com poucos instrumentistas — na Rota, ele é tocado por Júlia Sievert, da Casa Siewert; e o Bauernmalerei, técnica de pintura germânica trazida pelos imigrantes, representado pela artista Kaylane Kopsch.

A Rota é reconhecida pelas construções no estilo enxaimel, técnica tradicional de construção de origem alemã que utiliza uma estrutura de madeira exposta para sustentar as paredes de uma casa. Os visitantes podem observar as casas e edifícios que preservam esse estilo arquitetônico único, além de explorar outros aspectos da cultura pomerana, como gastronomia, artesanato e tradições.

“É uma imensa honra levar um pouco das nossas tradições e costumes para essas pessoas e ao mesmo tempo uma responsabilidade em estar representando os atrativos culturais da nossa casa, a Rota Enxaimel”, finaliza Leila Rudiger Sabin, da Rota do Imigrante.

As inscrições para visitação são gratuitas e estão disponíveis no site.

Leia também:
1. Identificado empresário que morreu após colisão entre moto e carro na rua Johann Ohf, em Blumenau
2. Casa Hemmer: empresa irá inaugurar espaço para convivência de colaboradores em Blumenau
3. Saiba quem é o novo diretor do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau
4. Acib entrega reforma da sede administrativa em Blumenau
5. Polícia Militar resgata cãozinho debilitado em vala, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Dieter Gieseler explica para Sargento como foi dia em que faltou luz no show da banda Hellmann:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo