X
X

Buscar

Artigo publicado por egressos do IFSC em Gaspar será publicado em revista científica da Fiocruz

Projeto busca estudar repelentes orgânicos que poderiam agir contra o mosquito Aedes aegypti

O artigo “Avaliação do potencial de aplicação de substâncias de origem vegetal como repelentes naturais”, de autoria de egressos do curso de técnico em química do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Gaspar, foi aceito na revista Fitos. A publicação é um periódico científico interdisciplinar editado pela Fundação Oswaldo Cruz.

O trabalho é resultado do projeto integrador dos egressos Maria Eduarda Bento, Láiza Zaghini, Lucas Fernandes, Gabriel Furtado, Matheus Pereira e do professor Bruno Menezes Galindro.

“Resolvemos fazer uma revisão bibliográfica sobre a aplicação de alecrim, manjericão, cravo da índia e citronela como repelentes, sugerimos alguns métodos de teste e chegamos a alguns resultados. Um deles foi que o alecrim foi a planta que apresentou o maior potencial para repelir insetos. Muitos dos nossos estudos foram sobre a aplicação dessas substâncias para repelir o mosquito Aedes aegypti”, afirma a egressa Maria Eduarda Bento.

Já o professor Bruno comenta sobre a felicidade que sente ao ter alunos reconhecidos desta maneira. Para ele, é muito importante colocar os jovens em contato com os processos científicos.

“Eles desenvolveram boa parte desse trabalho em casa, durante o período de pandemia. O trabalho foi muito elogiado pela banca de avaliação e sentimos que ele tinha potencial de divulgação. Por causa disso, decidimos enviar o projeto para a revista Fitos, e ele foi aceito. Para mim é muito gratificante colocar alunos dessa idade em um processo de iniciação científica. Ficamos muito felizes com essa aprovação e pelo trabalho deles”, comenta o professor.

Finalização

O artigo está na fase final de revisões e estima-se que seja publicado na edição de dezembro da Fitos.

A revista tem periodicidade trimestral e é editada pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS) do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz.

Arquivo pessoal

– Assista agora:
Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições