Experimentação teatral performática em formato on-line. Neste sábado, dia 6 de março, o artista João Alves Jr. apresenta ao público o vídeo-arte Corpó. Trata-se de uma proposta que reúne princípios do teatro, da performance-arte e do corpo como espaço para a teatralidade.

O lançamento ocorre às 20h, pelo canal do YouTube do artista, e contará com bate-papo sobre Corpos, Telas e Afetos Pandêmicos, com o ator e convidados, logo após a apresentação. O evento é gratuito, com classificação etária acima de 14 anos, e todas as ações contarão com tradução em Libras. O vídeo-arte Corpó conta com direção de Leomar Peruzzo, atuação de João Alves Jr., captação e edição de vídeo de Guilherme Krug e tradução em Libras de Cynthia Phillipi.

“Com a impossibilidade de fazer uma apresentação presencial encontramos na adaptação em vídeo, uma forma de continuar a produzir em meio a pandemia. A ideia não é apenas adaptar Corpó para o vídeo, mas também que a linguagem do audiovisual construa e contribua com o material, criando uma soma de linguagens artísticas”, explica o ator e proponente do projeto, João Alves Jr.

“Com a adaptação pretendemos discutir o lugar do corpo, dos corpos que constituem a nossa sociedade. Criar um momento de fala sobre os afetos que nos acolhem e destroem em tempos de isolamento social”, complementa o ator. “Corpó resulta da experimentação teatral performática do corpo, para tornar visível o que os olhos muitas vezes não querem ver, olhos nublados pelas anestesias sociais”, finaliza.

O projeto Corpó, de João Carlos Alves Jr, é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), edital 003/2020, no município de Blumenau.

O artista

João Alves Jr. é ator, palhaço, poeta e produtor cultural. Estudou seis anos na Escola Carona de Teatro, de Blumenau. Onde cursou Teatro Livre, Técnica de Clown, estagiou como Assistente de Direção (2015/2017) e atuou em mais de 14 espetáculos nas Mostras da Escola. Integra o movimento Temporada Blumenauense de Teatro (TBT) e auxilia na organização das atividades do coletivo.

É responsável pela interface das artes cênicas do Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas (COLMEIA), em Blumenau (SC). Ocupa a cadeira de Comunicação e Formação Cultural no Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau (2019-21). Acompanhe as novidades do artista pelo seu Instagram.

Serviço

Estreia do vídeo-arte Corpó, de João Alves Jr.
Dia 6 de março, às 20h
Pelo canal do YouTube
Logo após a apresentação do vídeo haverá bate-papo sobre Corpos, Telas e Afetos Pandêmicos, com o ator e convidados
O evento é gratuito e todas as ações contarão com intérprete de Libras
Classificação etária: 14 anos
Apoio Temporada Blumenauense de Teatro.

Ficha técnica

Atuação e Concepção: João Alves Jr.
Direção: Leomar Peruzzo
Captação e edição de vídeo: Guilherme Krug
Intérprete de Libras: Cynthia Phillipi


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube