Assaltante que levou facada de vítima em Pomerode cometeu homicídio há dois meses
Justiça indeferiu o pedido de prisão na época em que Alanielson Rodrigues Baia assassinou Alan Pinto Brasil
Na madrugada deste domingo, 17, Alanielson Rodrigues Baia tentou assaltar uma casa em Pomerode, mas levou pior e foi esfaqueado pela vítima do assalto. O crime ocorreu pouco mais de dois meses após Alanielson cometer um homicídio. Ele assassinou Alan Pinto Brasil em novembro.
Apesar do inquérito da Polícia Civil na época, e de o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) ter sido favorável à prisão de Alanielson, a Justiça indeferiu o pedido.
O homicídio
Alan Pinto Brasil, de 30 anos, foi vítima de esfaqueamento no dia 4 de novembro de 2020. O Instituto Médico Legal da cidade foi acionado por volta das 9h50.
Alan morava na rua Ernst Kaestner, no bairro Itoupava Central, atrás do Aeroporto Quero-Quero. Ele era natural de Salvador, na Bahia.
Na casa também foram encontrados vários objetos espalhados, como latas de cerveja, garrafas de bebida destilada e louças sujas. Segundo uma testemunha relatou à PM, a vítima foi vista pela última vez no domingo, 1º. Desde então, não foi visto nenhuma movimentação na residência.
Após ser identificado pela Divisão de Investigação Criminal, Alanielson foi localizado no município vizinho e abordado pela Polícia Civil. Ao ser conduzido para a delegacia, ele acabou confessando o crime.
Tentativa frustrada de assalto
Alanielson ficou ferido após o dono da casa reagir ao assalto e foi até um hospital na cidade. A Polícia Militar foi informada, e foi até o local para identificá-lo e realizar a prisão.
Segundo a PM, o caso aconteceu por volta da meia-noite na rua Doutor Wunderwald, bairro Wunderwald. A vítima relata que estava assistindo televisão no sofá quando o homem entrou na casa com uma faca. O assaltante apontou para o peito dele, ameaçando esfaqueá-lo, e mandou o dono da casa deitar no chão.
A vítima conta que, ao perceber que o assaltante tinha se descuidado, reagiu, tirando a faca da mão dele e o atingindo no braço. Ele então acertou um soco na boca do dono da residência e fugiu.
Os agentes iniciaram as buscas, mas não encontraram nenhum suspeito. Outra guarnição, porém, recebeu a informação de que um homem havia procurado o hospital Rio do Testo após levar uma facada.
Alanielson confessou o crime após os policiais chegarem ao local. A vítima também o reconheceu. Ele contou que decidiu, juntamente com o primo, a realização do assalto.
Segundo ele, a intenção era roubar dinheiro, e o primo ficou aguardando fora da residência para a fuga. Eles acabaram saindo sem nada.