Assembleia reúne centenas de funcionários da Coteminas de Blumenau para evitar demissão em massa

Empresa também quer parcelar rescisão, o que é rejeitado pelos trabalhadores

Na manhã desta segunda-feira, 3, centenas de funcionários da Coteminas de Blumenau se reuniram na frente da empresa, bem como representantes do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite).

O objetivo é evitar a demissão em massa programada para ocorrer ainda esta semana e também negar a proposta de parcelamento da rescisão daqueles que forem demitidos.

Na sexta-feira, 30, o jornal O Município Blumenau publicou com exclusividade que a empresa queria demitir cerca de 70% dos funcionários em atividade. Além disso, a Coteminas propõe pagamento em até 15 vezes da verba rescisória.

O presidente do sindicato, Carlos Maske, conduziu a manifestação e propôs uma reunião na sede do Sintrafite. “Vamos ter que enfrentar a administração para garantir o emprego daqueles que querem ficar e respeitar todos os direitos dos trabalhadores que aceitam sair. A rescisão terá que ser em uma vez, sem parcelas. A empresa vai chamá-los e fazer a proposta, pedimos para não aceitar esta proposta!”.

Maske ainda solicitou que sejam eleitos entre três e quatro funcionários que sejam representantes do grupo para fazerem parte das negociações. A reunião seria justamente para estabelecer os interesses dos trabalhadores da Coteminas e realizar a contraproposta.

Lucilene é auxiliar de empresa na Coteminas há oito anos. Ela afirma que aceita a demissão, mas que não abrirá mão dos direitos trabalhistas e rejeita a ideia do parcelamento da rescisão. “Podem me mandar para a rua, mas como todos os meus direitos. Precisamos que reconheçam nosso trabalho e paguem a rescisão completa em uma só vez”.

A manifestação segue ao longo do dia nas portas da empresa. Sindicatos e trabalhadores de outras áreas também participam, manifestando apoio aos trabalhadores da Coteminas.


Assista agora mesmo!

Bolinho de batata doce com atum: aprenda a preparar receita saudável e saborosa:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo