X
X

Buscar

Atleta de Blumenau lança documentário sobre ultramaratona mais inóspita das Américas

Maicon Cellarius correu quatro provas na mesma semana e conquistou três pódios na Ultra Fiord 2018, na Patagônia chilena

O que te faz feliz? O que te desperta brilho nos olhos? É com esta provocação que começa o documentário Uma Vida Ultra, com lançamento para convidados nesta segunda-feira, 19 de novembro, em Blumenau.

O filme mostra o feito inédito do ultramaratonista Maicon Cellarius, que em 2018 se desafiou em quatro provas na mesma semana da Ultra Fiord. A competição é a mais inóspita das Américas, com corrida em glaciares e altitudes elevadas. Ele correu o Km vertical, os 42k, os 50k e as 100 milhas.

O atleta blumenauense conquistou o pódio em três delas e ficou com o quarto lugar geral na outra.

Diante do feito inédito, os organizadores da Ultra Fiord convidaram Maicon para ser o embaixador da competição no Brasil. O compromisso dele agora é incentivar outros atletas a correrem em condições extremas, numa das paisagens mais bonitas do mundo. É esta missão que será oficializada na segunda-feira, a partir das 19h30min, na Loja Korrer, em Blumenau.

Logo após, convidados vão assistir à primeira exibição do documentário em que Maicon convoca qualquer pessoa a superar seus próprios limites.

“Ninguém precisa ser atleta e muito menos ultramaratonista. Mas não se pode desperdiçar a dádiva de estar aqui, neste mundo. É preciso descobrir o que te faz feliz e se dedicar, viver intensamente”, acredita o atleta.

Guillermo Salgado/Divulgação

O filme mostra a preparação do Maicon para o desafio, as dificuldades do percurso, a força da natureza mudando o planejamento em cima da hora, a alegria das conquistas. Mas, acima de tudo, o filme quer provocar a reflexão: o quanto você se dedica ao que te faz feliz?

O documentário Uma Vida Ultra tem direção e roteiro assinados por mim, Letícia da Silva (tão feliz e orgulhosaaaaaa!), imagens de Adriane Carmignan e Emanuel Galafassi, edição e arte de Daniel Combat e legendas de Larissa da Silva. A equipe está em negociação com canais a cabo para exibir os 25 minutos de vídeo na íntegra.

Vídeo: as diferenças básicas entre corrida no asfalto e o trail running