Atleta de Gaspar representa o Brasil em etapa mundial de corrida de aventura
Equipe brasileira se manteve em segundo lugar até os 10km finais da Expedição Guarani, com 450 quilômetros percorridos em cinco dias
Uma prova que reúne trekking, mountain bike e canoagem, num percurso total de 450 quilômetros! É a corrida de aventura, uma modalidade ainda pouco conhecida no Brasil, mas que tem até um circuito mundial de provas. Neste sábado se encerrou a etapa do Paraguai, que começou dia 31 de março. A Expedição Guarani teve um atleta do Vale do Itajaí integrando a Equipe Lagartixa, a única do país na competição.
O Jonas Junckes é um apaixonado por corrida de aventura, pratica a modalidade há 12 anos e saiu de Gaspar para se unir à Equipe Lagartixa, do Rio Grande do Sul, pela primeira vez. Em 2018, o quarteto ficou em segundo lugar. E neste ano a equipe ia bem, se revezando entre a liderança e a vice colocação até faltarem 10 quilômetros para o fim da Expedição Guarani.
Foi quando o Jonas conta que entrou em estado de confusão mental, sem conseguir diferenciar realidade de imaginação. Chegou a chamar os colegas de equipe para tocar neles e ter certeza de que estava acordado. Chorou compulsivamente.
Os companheiros da Equipe Lagartixa decidiram parar, fizeram uma fogueira, constataram que Jonas havia entrado num quadro de hipotermia. Acionada para a emergência, logo a equipe de resgate chegou, fez os primeiros socorros, colocou o atleta de Gaspar no oxigênio e o levou ao hospital local. Neste domingo, Jonas chegou em casa recuperado.
Além de trekking, mountain bike e canoagem, a Expedição Guarani ainda desafia os atletas com uma prova de orientação na mata apenas com mapas e bússula, sem GPS. O trekking vem combinado com trechos de natação e a bike com um percurso que exige o uso de cordas para subidas e descidas. O vídeo acima mostra todo o clima de aventura (radical) que envolve os atletas nos cinco dias de competição.
Corrida de aventura em Gaspar
Pra quem ficou curioso, dia 27 de abril terá uma oportunidade de conhecer de perto a modalidade. É que o Jonas, mesmo depois da experiência intensa que viveu no Paraguai, vai organizar em Gaspar uma etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura. Para os novatos, dá pra se inscrever na categoria Iniciantes e até na Pais e Filhos, pra família toda entrar na brincadeira com segurança.
A corrida de aventura tem o trabalho em equipe como ponto alto. Os atletas precisam fazer a prova juntos, com um limite de distância física entre os integrantes. Se algum desistir, a equipe toda é desclassificada. O vídeo abaixo explica bem direitinho como funciona. É um prato cheio pra quem gosta de esporte, natureza e desafio. Vai encarar?