Atleta que deu a volta ao mundo de skate quer levar bandeira de Blumenau para a Copa do Mundo 2026
Projeto está no início e busca por apoiadores
Imagine dar a volta ao mundo de skate e, após isso, levar a bandeira da sua cidade e estado para os países da Copa do Mundo de Futebol. Essa é a nova aventura de Marcelo Gervásio Silva, de 61 anos, conhecido por ter dado a volta ao mundo entre 2009 e 2022 com um skate adaptável. Marcelo quer levar a bandeira de Blumenau e Santa Catarina, atual local em que ele reside, para os Estados Unidos, Canadá e México.
Seu projeto está sendo desenvolvido desde 2023 e Marcelo tem o intuito de passar por diversos países até chegar aos locais sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2026. “Quero iniciar ainda neste ano, em julho, com Paris, participando das Olimpíadas e partindo para a África Ocidental e África do Sul”, conta.
Ver essa foto no Instagram
Seu intuito é passar pela estrada litorânea junto a praia, viajando da África do Sul para o Oriente Médio, atravessando o canal de Suez Jordânia através das antigas repúblicas socialistas soviéticas e os países orientais. “Meu último destino antes do objetivo será o Alaska. Dali partiram para a Copa do Mundo em 2026, finalizando a viagem”, conta.
O projeto de Marcelo foi aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte, por ele ser federado em Santa Catarina. E, segundo ele, o objetivo é incentivar a conexão de Blumenau com as culturas globais e o esporte. “É uma iniciativa cultural e esportiva em nome da nossa cidade”, completa.
Volta ao mundo
A primeira aventura de Marcelo Gervasio Silva, de 61 anos, começou por meio de uma promessa. Carioca e filho da bailarina Agostinha Gervasio e do cineasta Helio Silva, Marcelo fez uma promessa de dar a volta ao mundo de skate após seu pai ter um grave problema de saúde e falecer.
“Prometi que no nome dele iria realizar a volta ao mundo de skate”, conta. A jornada começou em 2009, saindo de Goiás até o Rio de Janeiro em 45 dias, passando por Oiapoque, no Amapá, até Chuí, no Rio Grande do Sul. Em 2010 e 2011, Marcelo passou pelo litoral do país e em 2012 partiu em direção a Ushuaia, na Argentina.
No meio de sua aventura, conseguiu patrocínios que o ajudaram, como o encontro com o Ministério das Relações Exteriores, que o patrocinou com documentação terrestre para as difíceis fronteiras da África.
Segunda etapa
O continente africano foi cenário em 2014 e 2015 em que Marcelo foi para a África do Sul, Lesoto, passando por Zâmbia, Tanzânia, Uganda, Etiópia e chegando até o Egito. No fim daquele ano, Marcelo retornou ao Brasil em busca de mais patrocínio para continuar a viagem.
“Em 2017, passei por novos países como Nova Zelândia, Austrália, Malásia, Tailândia e outros lugares muito incríveis”, conta. Em 2018, ele esteve na Rússia para a Copa do Mundo e após o evento continuou sua passagem indo para Europa. Em 2022, Marcelo terminou a volta ao mundo passando pelo Japão, Coreia do Sul e Norte, terminando na Mongólia e retornando ao Brasil.
Veja agora mesmo!
Confira os diferentes sabores de cerveja encontrados no Festival Brasileiro da Cerveja: