X
X

Buscar

Atletas de Blumenau conquistam vagas na Seleção Brasileira de Karate

Eduardo e Diego representarão o país no Campeonato Sul-Americano

Dois atletas da Associação Blumenau de Karate representarão o país no Campeonato Sul-Americano da modalidade. Eduardo de Oliveira disputará pela categoria Kumitê Sub-14 até 40 quilos e Diego Pereira pela Kumitê Sub-21 até 84 quilos.

O campeonato será em Guayaquil, no Equador, entre os dias 18 e 24 de abril. As vagas foram conquistadas no último sábado, dia 26 de março, durante a Seletiva Nacional disputada em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (CE).

“Vamos intensificar a preparação dos dois atletas para que estejam bem técnica e fisicamente”, antecipa o técnico Vanderlei de Oliveira. “Será um período curto de três semanas de preparação, fazendo ajustes e estudando possíveis adversários do Sul-Americano”, completa o técnico.

Outros dois atletas participaram da seleção. Eduardo Bittencourt, que disputou pelas categorias Kumitê Sub-21 e Sênior até 60 quilos e Welton Barbosa, pela categoria Sênior até 84 quilos.

“Se considerarmos o nível técnico da competição, o resultado o grupo é significativo”, analisa Vanderlei. Além de treinar Blumenau, ele coordena as Seleções Catarinense de Karate.

Seguindo os passos dos pais

O jovem Eduardo de Oliveira, de 13 anos, carrega um peso especial. Ele é filho do técnico Vanderlei de Oliveira e da também atleta e professora Maike de Oliveira. O Sul-Americano será a primeira competição internacional do adolescente.

SME Blumenau/Divulgação

O atleta começou a praticar o karate aos três anos, no Colégio Princesa Isabel. Nesses dez anos treinando com a mãe já conquistou dois campeonatos brasileiros, dois estaduais e uma medalha de ouro da Copa Nacional de Joinville.

Em dezembro de 2021, em Videira, defendeu Blumenau pela primeira vez, na Olimpíada Estudantil Catarinense. Foi campeão individual, lutando em uma categoria acima de seu peso (até 45 quilos) e foi peça chave na conquista da medalha de bronze no Kumitê por Equipe.

Talento

Diego Pereira, de 18 anos, vem mostrando talento nos tatames há mais de três. O blumenauense já fez parte da Seleção Brasileira de Karate nas categorias de base. Sua última tentativa foi em 2020, na Seletiva Nacional, quando ainda disputava pela categoria Kumitê Júnior acima de 76 quilos.

Diego Pereira com o técnico Vanderlei de Oliveira. | Foto: SME Blumenau/Divulgação

Talento descoberto pela professora Maike, Diego tem no currículo expressivos resultados em torneios internacionais. Em 2019, por exemplo, foi campeão da etapa do Karate 1 Youth League, em Monterrey, no México – um feito inédito para o karate brasileiro. Antes o blumenauense havia conquistado a medalha de bronze no tradicional USA Open & Júnior international Cup, em Las Vegas (EUA).

Leia também:

Anônimos: professor e técnico de karatê de Blumenau é destaque nacional e internacional


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube