Foto: Alessandra Cabral/CPB
Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Mundial de Atletismo Paralímpico finalizou com uma participação histórica dos paratletas de Blumenau. José Alexandre foi o destaque da competição, com duas medalhas: uma de bronze nos 400 metros rasos e uma de prata, nos 100 metros rasos da classe T47.

A medalha de prata veio no último dia de competição. José Alexandre terminou a prova com a marca de 10’73 segundos, melhor índice de sua carreira, e ficou atrás apenas de Petrúcio Ferreira (10,37 segundos), justamente aquele que o inspirou a ser um atleta de referência. O bronze ficou com Kevin Santos, da Austrália, com 10,85 segundos.

Foto: Alessandra Cabral/CPB
Foto: Alessandra Cabral/CPB

Com esse resultado, os paratletas de Blumenau encerraram a participação na competição, considerada a mais importante do mundo antes da realização da Paralimpíada de 2024, que também será em Paris, na França. A outra representante de Blumenau, Suzana Nahirnei, terminou em sexto lugar na prova do arremesso de peso, mantendo a quarta melhor marca do mundo no ano.

Para o prefeito Mário Hildebrandt, a ida dos paratletas de Blumenau para Paris vai muito além da conquista das medalhas. “É a vida desses jovens e de suas famílias transformadas pelo esporte paralímpico, que com certeza serve de exemplo e inspiração para tantos outros como eles. É o resultado concreto da transformação e do cuidado com as pessoas, que é nossa maior missão na gestão”, destacou.

Foto: Alessandra Cabral/CPB
Foto: Alessandra Cabral/CPB

Agora, José Alexandre e Suzana buscam outro feito inédito: o de serem os primeiros blumenauenses a disputarem os Jogos Paralímpicos. “Nosso objetivo sempre foi dar oportunidades iguais, sempre foi incluir a pessoa com deficiência por meio do esporte. Chegar no alto rendimento agora traz outra responsabilidade para os dois e outros paratletas nossos: o de serem espelhos para as novas gerações”, disse a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Giselle Margot Chirolli.

A vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar também comemorou os resultados. “É a primeira vez que temos paratletas de Blumenau representando o Brasil em uma competição tão importante, demonstrando que o Paradesporto em nossa cidade é referência. Além disso, os índices dos atletas reforçam a excelência e alto nível do programa”.