X
X

Buscar

Audiência pública debaterá sobre parto humanizado em Blumenau

Ideia é dialogar com a comunidade sobre a Rede Cegonha

A Câmara de Vereadores promoverá uma audiência pública para discutir com a comunidade a Rede Cegonha como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) em Blumenau e região. A audiência está marcada para às 19h desta terça-feira, dia 20, no Plenário da Câmara.

A Rede Cegonha é uma estratégia para implementar uma rede de cuidados que garanta às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

O tema entrou em discussão logo após a saída de cinco médicos da equipe obstétrica do Hospital Santo Antônio, reconhecidos pelo atendimento às gestantes e adeptos do parto humanizado. O corte na área obstétrica do HSA ocorreu no início do mês passado e gerou apreensão entre enfermeiras e mulheres que defendem a humanização do parto e do atendimento diferenciado às parturientes.

“Em decorrência desses retrocessos no atendimento e no acolhimento pelo HSA que é referência, propus essa audiência pública para discutir a humanização do parto e a Rede Cegonha, estratégia do SUS, que pode beneficiar todas as gestantes de Blumenau e da região”, explicou o vereador Adriano Pereira (PT), que propôs o debate.

Foram convidados para o debate os grupos de apoio ao parto humanizado existentes no município, doulas, profissionais de saúde, Secretaria Municipal de Saúde e de assistência social.

A audiência pública é aberta à participação da comunidade e será transmitida ao vivo pela TV Legislativa, nos canais 14 da Net e 19 da BTV.

Também poderá ser assistida em dispositivos móveis através do site da Câmara.