Autoescola fecha as portas de repente e deixa alunos apreensivos em Blumenau
Futuros motoristas foram informados de fechamento por mensagem de WhatsApp
Tirar a Carteira Nacional de Habilitação se tornou uma dor de cabeça para os alunos da Autoescola Rainha – antes chamada de Usicar -, localizada no bairro Itoupava Central, em Blumenau. Após cumprirem algumas etapas como aulas teóricas e até algumas práticas, foram informados do dia para a noite que a empresa fechou e não irá concluir o curso.
O aviso de fechamento foi encaminhado aos alunos por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, nesta segunda-feira, 26. Na nota, a autoescola não deu aviso prévio ou informou sobre a motivação para o encerramento das atividades.
“Cfc Rainha
Informa que encerrou suas atividades, apartir da data de hoje.
Você deve comparecer ao CIRETRAN de Blumenau no endereço abaixo a partir do dia 27/09, e seguir as orientações deles! Mas já adiantando que deverá dar seguimento ao seu processo em outro Cfc (…) Sobre questões relacionadas ao financeiro, você deverá enviar apenas um único email para cfcdavelha@gmail.com estaremos resolvendo num prazo de 20 dias e lhe retornando”, dizia a nota encaminhada aos alunos.
Surpresas e aflitas com a notícia, alunos e alunas entraram em contato com o jornal O Município Blumenau. Os principais motivos para a apreensão são pela possibilidade de não serem reembolsados pelos valores já pagos, e que tenham que refazer todo o processo já concluído.
“Infelizmente eles não nos informaram que a autoescola iria fechar. Na sexta eu tive aula de moto normalmente e no domingo à noite informaram que a aula de segunda estava cancelada, mas sem dizer o motivo”, explica Graziela Manes, que está em um grupo de 36 pessoas que passam pelo mesmo dilema.
“Nosso grupo tem 36 pessoas com medo de não receber o dinheiro de volta e pessoas que já estão com o prazo para fazer a carteira. Se perderem esse prazo, precisam fazer de novo. Foi negligência deles venderem a carteira de motorista sendo que iriam fechar”, complementa.
“O maior medo é de dar esse prazo de 20 dias e eles não pagarem. Além disso, provavelmente terei que pagar e refazer”, relata Joice Caroline Israel da Cruz, que já realizou o pagamento à vista e estava apenas aguardando as aulas práticas para concluir o curso.
Outro que pagou todo o valor para fazer a CNH foi Christopher Raendel Santos Lima. Em contato com o jornal O Município Blumenau, ele também comentou sobre a surpresa de ter encontrado a empresa fechada nesta segunda-feira.
“Fiz atendimento com eles em maio deste ano e paguei o valor à vista. Quando chega na segunda-feira, passo em frente a instituição e ela está toda fechada. Entro em contato com eles e a única coisa que me dizem é para eu ir ao Ciretran. Porém, ao ir ao Ciretran eles dizem que o sistema de devolução é com a própria autoescola, que até agora não se pronunciou. No caso eles fecham e não dão nem um aviso prévio de como fica a situação dos alunos”.
Nossa equipe entrou em contato com a administração da Autoescola Rainha para buscar esclarecimentos. Por meio de nota, eles informaram que precisaram fechar as portas por conta de dificuldades financeiras, mas que irão garantir que todo pagamento feito a mais será reembolsado e que todas as aulas já realizadas foram devidamente cadastradas junto ao Detran catarinense.
Confira a nota na íntegra:
“O motivo do nosso fechamento foi por motivo de forças maiores, por questão do mercado econômico. Com relação aos alunos, estamos passando prazo para estar resolvendo a situação de todos. Nosso prazo maior está sendo de 20 dias, para retorno referente ao financeiro. Nenhum aluno vai sair prejudicado. Estamos dando parecer, para que todos procurem outra autoescola ou até mesmo o Detran, e possam dar continuidade no seu processo. Entregamos todos os processos no Detran, a orientação deles foi que cada aluno procure uma autoescola, e possa dar sequência da onde parou. O Detran já está informado sobre o nosso fechamento, e nenhum aluno/cliente está sem receber retorno. Mas precisamos de tempo, para estar resolvendo a situação de cada um”.
O que diz o Ciretran de Blumenau
De acordo com o supervisor de CNH do Ciretran em Blumenau, Diogenes Nogara, a empresa era uma das credenciadas pelo Detran em Santa Catarina e informou o encerramento das atividades de forma legal, alegando motivos financeiros. A Autoescola Rainha validou as aulas realizadas pelos alunos e entregou os documentos necessários para que os futuros motoristas possam se transferir para outro centro de formação de condutores.
“Algumas carteiras que já haviam sido finalizadas foram deixadas aqui na delegacia, assim como os documentos dos que ainda estão cursando. Quem já concluiu, pode vir buscar, está tudo correto. E quem precisa ainda fazer aulas, sejam práticas ou teóricas, é só procurar uma outra autoescola que fará todo o trâmite de transferência junto ao Ciretran, sem o aluno precisar se incomodar com nada”, explicou Nogara.
Sobre a questão financeira, Nogara explicou que tudo precisa ser feito entre cliente e empresa. Mas orientou que, caso não sejam cumpridos os prazos estipulados, a orientação é que o aluno procure o Procon, por se tratar de questão de direito do consumidor.
– Assista agora:
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes