Auxiliar de cozinha acusa diretora de escola de Blumenau de injúria racial; “não quero essa cor aqui”
Auxiliar de cozinha fez Boletim de Ocorrência e diz ter sofrido ataques várias vezes
A diretora de uma escola municipal de Blumenau foi denunciada por uma funcionária, por injúria racial. De acordo com boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, a auxiliar de cozinha vem sofrendo ataques há um ano. As identidades serão preservadas para que não afete a investigação.
A vítima conta no B.O que desde que começou a trabalhar na escola vem sendo alvo de racismo. Por diversas vezes a diretora da unidade teria dito que não queria trabalhadores “dessa cor”. Em um desses episódios, a denunciada teria afirmado à funcionária: “não quero essa cor na cozinha”.
O B.O ainda cita outro momento no qual a diretora teria feito comentários preconceituosos sobre o cabelo da funcionária, que não aguentou mais as humilhações e procurou a Secretaria de Educação. Ela contou aos policiais que foi lá onde recebeu a orientação de procurar a polícia.
A denúncia foi feita em fevereiro, um dia após a diretora supostamente ter afirmado na frente de todos os outros funcionários, que queria demitir a vítima e que até estava ligando para o RH, mas não conseguia.
Além de ir à polícia, a funcionária também entrou com um processo de indenização por dano moral contra a diretora.
O que dizem os envolvidos
Nossa equipe entrou em contato com a funcionária, que não quis falar sobre o assunto por medo de represálias. Porém, ela comentou que “acredita que a diretora tenha sido chamada ou avisada por alguém, porque teria melhorado e mudado muito o tratamento”.
Tentamos também contato com a diretora do educandário. Ligamos para a escola, porém, em todas as oportunidades ela estava em reunião ou sem poder atender.
A Secretaria de Educação, por meio da diretora de ensino, informou que não foram procurados por nenhuma funcionária e que não possuem conhecimento de fatos sobre este assunto. Leia a nota na íntegra.
“A Secretaria de Educação e a Instituição de Ensino não receberam esta informação. Só vamos nos pronunciar no momento que recebermos a denúncia formalmente. Conversamos com a Diretora da Instituição de Ensino não têm conhecimento da referida denúncia. Para nós denota boatos até o momento. Estamos no aguardo da formalização da denúncia para fazermos os encaminhamentos necessários”.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube