Avanço da dengue prejudica banco de sangue de Blumenau; saiba como doar
Dois tipos sanguíneos estão com o estoque reduzido
O Hemocentro Regional de Blumenau (Hemosc) também está sendo afetado pela dengue. Por conta da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, dois tipos sanguíneos estão com o estoque reduzido no banco de sangue.
Os tipos ‘O negativo’ e ‘O positivo’ estão em baixa no estoque atual, isso porque ao se vacinar contra a dengue ou contrair a doença, só é possível doar sangue após 30 dias, e para casos de dengue hemorrágica, apenas seis meses depois de finalizarem os sintomas.
Os casos de dengue hemorrágica também necessitam de mais transfusão de sangue, porque principalmente esses pacientes tem consumo maior de plaquetas, reduzindo o estoque no banco de sangue.
A coordenadora técnica do Hemosc Blumenau, Vânia Bittencourt, afirma que a doação é um ato importante. “Todo o processo de doação é seguro e o material de uso individual e descartável. Não existe um substituto para o sangue e dependemos unicamente da solidariedade da população. Por isso consideramos um gesto tão nobre”.
O Hemosc de Blumenau atende todo o médio e alto vale do Itajaí, e também o litoral. Todas as informações para doar sangue estão disponíveis no site, ou entrar em contato através do número (47) 3222-9800.
Como doar sangue:
- Realizar o agendamento e comparecer na data e hora do agendamento com o documento com foto.
- Estar em bom estado de saúde e ter boa alimentação
- Ter entre 16 e 69 anos. (Para primeira doação até 60 anos)
- Menor de idade deve estar acompanhado de um responsável ou emancipado.
- Não estar com sintomas de gripe( coriza, febre, dor de garganta)
- Ter peso superior a 50kg.
- Ter repousado bem a noite
Veja agora mesmo!
Saiba como ajudar atleta blumenauense a participar do mundial de caratê no Japão: