X
X

Buscar

Aviões que trazem brasileiros da China, incluindo família catarinense, chegam neste domingo

Após chegarem ao Brasil, passageiros ficarão em quarentena no hotel de trânsito da Força Aérea, em Goiás

Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que trazem os brasileiros de Wuhan, na China, epicentro do surto mundial do coronavírus, e cidadãos de outros países têm previsão de pouso na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, às 3h deste domingo, 9.

A informação foi divulgada na tarde deste sábado, 8, pelo Ministério da Defesa no Twitter. Entre os passageiros, estão Hui Zhang e filha Isabela, de um ano e seis meses, moradoras de Palhoça.

Hui e a filha foram visitar familiares e passar as férias na China no ano passado. Elas receberam um e-mail da Embaixada do Brasil em Pequim, na última terça-feira, 4, com a informação de que embarcariam no avião.

A Base Aérea de Anápolis está pronta para receber os brasileiros. Os repatriados deverão permanecer em quarentena por 18 dias, no hotel de trânsito da Força Aérea, que foi especialmente preparado para essa operação.

No início da noite desta sexta-feira, 7, as duas aeronaves decolaram de Wuhan, na China, com os 34 resgatados a bordo. Há quatro escalas técnicas de reabastecimento: em Ürumqi, na China, Varsóvia, na Polônia, Las Palmas, na Espanha, e já no Brasil, em Fortaleza. Em Varsóvia, devem desembarcar quatro cidadãos poloneses, um indiano e uma chinesa. Na quinta-feira, 6, o presidente Jair Bolsonaro autorizou a carona para cidadãos de outros países amigos que a solicitassem.

Os cidadãos resgatados ficarão em apartamentos individuais ou, no caso dos que são pais ou mães de crianças menores, poderão ficar no mesmo quarto. O grupo inclui crianças de 2 e 3 anos e outras de 7 a 12 anos. As visitas estão proibidas.