Baleia de espécie rara é encontrada encalhada em praia de Barra Velha
Animal foi encontrado com vida, mas não resistiu e morreu antes de ser resgatado
Uma baleia-bicuda foi encontrada encalhada na Praia do Tabuleiro, em Barra Velha, na última sexta-feira, 8. Animal foi encontrado com vida, mas não resistiu e morreu antes da chegada do resgate. A baleia-bicuda faz parte da família Ziphiidae e sua espécie é considerada rara.
Pessoas que passavam na região acionaram a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias Baía de Santos (PMP-BS), que fizeram a retirada do corpo do animal do local. O trecho que compreende as praias de Barra Velha a Governador Celso Ramos são monitoradas pela Univali. De Itapoá a São Francisco do Sul, pela Univille.
Além de trabalhar na retirada do animal da praia, a equipe da Univali também realizou exames anatomopatológico ainda no local do encalho. O objetivo do exames, em conjunto com resultado da necropsia, é identificar as condições de saúde da baleia antes de encalhar e possíveis suspeitas de causa de morte. O resultado dos exames deve ser divulgado na próxima semana.
Neste tipo de ocorrência, a PMP-BS orienta que a população não se aproxime dos animais, pois são considerados selvagens, de vivência livre e que podem transmitir zoonoses, ou seja, vírus e causar adoecimento. As equipes da Univali trabalham com equipamento de proteção para evitar transmições.
O projeto
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Ele tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos.