Banco de Leite comemora 20 anos ajudando gerações de blumenauenses

Um evento para marcar a data será feito pela prefeitura nesta terça-feira, dia 31

A Prefeitura de Blumenau realizará um evento comemorativo aos 20 anos de fundação do Banco de Leite Humano da cidade nesta terça-feira, dia 31. O evento ocorrerá a partir das 10h, no Salão Nobre da prefeitura e será aberto para a participação da comunidade.

Na ocasião, a coordenadora do Banco de Leite, Elisabeth Kuehn de Souza, apresentará um histórico e retrospectiva das atividades promovidas ao longo dessas duas décadas de existência.

Será lançada também a campanha da Semana Mundial e Municipal de Aleitamento Materno e o Agosto Dourado, mês da amamentação. Neste ano, a Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada de 1 a 7 de agosto, terá como tema “Amamentação é a Base da Vida”.

Como o Banco de leite ajudou três gerações

Já nos primeiros dias após o parto e com leite sobrando, Abigail viu um cartaz no consultório médico que chamou a atenção dela. Nele havia informações sobre o Banco de Leite de Blumenau.

Foi ali que a jovem de 18 anos ouviu do obstetra uma breve explicação sobre o principal trabalho desenvolvido pela instituição: o de coletar e levar alimento a recém-nascidos.

Abigail, que mora em Pomerode, decidiu fazer parte do grupo de cerca de 80 mulheres que doam leite semanalmente. O motorista e uma técnica de enfermagem buscam nas casas das mães o alimento.

As cidades contempladas com o serviço, além de Blumenau, são Gaspar, Ilhota, Brusque, Indaial, Pomerode e Timbó. Abigail já sabe o procedimento de cor: ela coloca a máscara no rosto e a touca para não correr o risco de contaminar o leite, lava as mãos e enche o pote de vidro esterilizado que é deixado pela técnica. Depois de cheio, ele vai direto para o congelador.

O carro, equipado com refrigeração e isolantes térmicos, leva o leite congelado até a sede do Banco, que fica dentro do Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, próximo à rodoviária de Blumenau.

Depois da pasteurização e dos testes de qualidade, ele volta para o estado sólido – líquido, de novo, só quando for a hora de ser ingerido pelos bebês.

A história de Abigail e sua mãe, contada por reportagem do O Município em maio, traz detalhes do trabalho e sua importância. 

Como funciona o atendimento

Localizado no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, o Banco de Leite atende de segunda a sexta-feira, em horário comercial, as mulheres com dúvidas ou dificuldades na amamentação. A unidade oferece também formação em aleitamento materno para profissionais da saúde.

Atualmente, cerca de 100 doadoras recebem semanalmente a visita da equipe do órgão para a coleta do leite. Após ser processado, o leite é distribuído para os hospitais, conforme requisição. O leite materno doado contribui com a saúde e o desenvolvimento, sobretudo, dos bebês prematuros.

Recentemente, o Banco de Leite recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Certificado de Excelência em Bancos de Leite Humano na “Categoria A”. A certificação, que está dividida nas categorias A, B e C, é conferida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano e leva em conta uma série de critérios, como estrutura física, qualificação da equipe, equipamentos, processo de produção e registro das atividades desenvolvidas.

 

Mais notícias de Blumenau

Polícia flagra motociclista com meio quilo de cocaína sob a camiseta

Carro pega fogo e homem de 28 anos morre na BR-470

Motorista bate carro em bomba de combustíveis e depois foge

Homem armado assalta posto de combustíveis do bairro Itoupavazinha, em Blumenau

Morre Marcos Ruediger, ex-presidente da Cia. Hemmer

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo