A integração de culturas na Barão Internacional vai além das aulas na língua inglesa. Datas comemorativas importantes ao redor do mundo, esportes tradicionais de outros países e dinâmicas que desenvolvem a língua adicional também integram o currículo dos estudantes.
“Quando discutimos o processo de aprendizado de uma língua adicional, estamos abordando algo que vai além da linguagem. É importante que levemos em conta não apenas o contexto cultural dos países onde o inglês é a língua materna, mas também o contexto de nações em desenvolvimento onde o ensino da língua inglesa está se fortalecendo”, conta Denise Voltolini, coordenadora da Barão Internacional.
Um exemplo foi a celebração recente do Holi, festival indiano que marca o início da primavera. As celebrações mensais trazem a cultura de diversos países, como o St Patrick ‘s Day, que nasceu na Irlanda, mas é celebrado em outros continentes. Ou o Valentine’s Day, que fora do Brasil, transcende o âmbito dos casais e celebra o afeto por todas as pessoas queridas.
“A criança deve desenvolver uma visão mais abrangente do mundo, incorporando valores da cultura brasileira, como celebrar não apenas o 4 de Julho, a independência dos Estados Unidos, mas também o Dia da Independência do Brasil. Além disso, é importante mencionar que a capoeira já foi tema de um evento, especialmente porque temos alunos estrangeiros que precisam se familiarizar com nossa cultura”, explica a coordenadora.
4TH OF JULY
Alunos internacionais
Por integrar aulas de todas as disciplinas na língua inglesa, a Barão Internacional é referência no ingresso de estudantes imigrantes. Atualmente a instituição conta com alunos vindos de países como Emirados Árabes, China, Índia, Austrália, Holanda, Alemanha e Estados Unidos.
“Também oferecemos todo o planejamento para que esse estudante que ainda não fala português possa participar de todas as aulas. Desde a compensação de notas do sistema anterior até adaptação de avaliações. Também ajudamos as famílias em rotinas fora da escola, mas a comunidade escolar também está aqui para acolher essas pessoas”, ressalta.
Oferecer aulas em inglês, incluindo música, arte e xadrez, também facilita a transição de estudantes que vão para outros países. Por isso, a Barão Internacional é referência para famílias da região que planejam imigrar.
“A aula de physical education, nossa educação física, também é toda em inglês. Com isso, a professora também trabalha esportes não tão comuns no Brasil, como esgrima, baseball e futebol americano. A ideia é que o estudante tenha um aprendizado dinâmico da língua e da cultura”, exemplifica Denise.
Aula de Robótica
Competições
Outro exemplo de aprendizado que envolve a cultura dos Estados Unidos é o Spelling Bee, popular concurso de soletração. O evento realizado na Barão Internacional também é uma oportunidade para que os estudantes trabalhem o lado socioemocional e se preparem para errar, perder e lidar com essa frustração.
“Não temos premiação, já que esse não é o foco. Quando falamos das turmas mais jovens, os jogos são todos cooperativos. Os competitivos são introduzidos depois que eles já tiveram essa preparação emocional para aprender a perder. Como o campeonato de dodgeball, nossa queimada. Eles amam, se preparam e criam gritos de guerra nos grupos que integram diferentes turmas”, exemplifica.