X
X

Buscar

Barragens de Taió e Ituporanga são fechadas após alerta da Defesa Civil para alagamentos no Vale do Itajaí

Chuva persistente traz volumes entre 80 mm e 150 mm no litoral e Vale do Itajaí

A Barragem Oeste, localizada em Taió, e a Barragem Sul, em Ituporanga, foram fechadas na manhã desta segunda-feira, 27, após alerta da Defesa Civil para risco muito alto de alagamentos e enxurradas no Vale do Itajaí.

Condição climática

A condição que manteve o tempo firme no estado no fim de semana, começou a mudar nesse domingo, 26, de acordo com a Defesa Civil. A partir desta segunda-feira, 27, o processo de formação de uma região de baixa pressão no Paraguai favorece temporais com chuva pontualmente intensa em todas as regiões, especialmente no Grande Oeste.

O período com os maiores volumes previstos ocorre entre terça, 28, e quarta-feira, 29, quando a região de baixa pressão se posiciona na costa do estado, provocando chuvas intensas na região. Este sistema também favorece agitação marítima, que pode superar os 3,0 m nas áreas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.

Nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí o risco é muito alto para alagamentos e enxurradas. Nesta região, a chuva persistente traz volumes entre 80 mm e 150 mm, podendo superar estes valores.

Fechamento de barragens

Na manhã de quinta-feira, 23, foi iniciado o processo de esvaziamento dos reservatórios das Barragens de Contenção de Cheias Sul, localizada em Ituporanga, e Oeste, que fica em Taió, na região do Alto Vale do Itajaí. As aberturas ocorreram gradualmente ao longo do dia. Conforme a Defesa Civil, visando acelerar a taxa de esvaziamento do reservatório, nesse domingo, 26, na Barragem Oeste em Taió, foi possível realizar a abertura do canal extravasor em 3 metros.

Segundo o órgão, são esperados grandes volumes de chuva para a terça, 28, trazendo risco muito alto para ocorrências de alagamentos e enxurradas, e alto para inundações na Bacia do Rio Itajaí. Com isso, às 09h30 da manhã desta segunda-feira, foi iniciado o fechamento das barragens de Taió e Ituporanga.

O fechamento das comportas visa reduzir os níveis dos rios nos municípios a jusante, ou seja, abaixo dos barramentos, fazendo com que esses rios tenham maior capacidade de absorver o aumento da vazão causado pelas chuvas previstas.

Na Barragem Norte, em José Boiteux, mesmo com duas comportas fechadas, o reservatório segue diminuindo, devido à abertura permanente da galeria lateral.

Confira a situação atual das barragens:


Veja agora mesmo!

Batalhão da comédia: Palhaço Birita e Sargento Junkes contam piadas no Bar da Zenaide